Gerência de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí participa de mais uma edição do Global Big Day

14 de maio de 2024
    - Meio Ambiente

A Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Gerência Municipal de Meio Ambiente, participou no sábado (11/05), de mais uma edição do Global Big Day. O dia 11 de maio, é o dia em que observadores de aves do mundo todo se empenham durante 24 horas em fotografar e observar o maior número de aves livres na natureza.

Foto: André Almarone

Esse foi o primeiro ano que a atividade foi realizada no Parque Natural Municipal de Naviraí, localizado a 45 quilômetros da área urbana, sendo acessado pela estrada Naviraí/Porto Caiuá, onde foram identificadas durante o Global Big Day 2024, cerca de 91 espécies de aves e uma quantidade incontável de indivíduos.

Foto: Jefté Faustino Peixoto

Estiveram a campo os irmãos Davi e Jefté Faustino Peixoto, também os irmãos Edina e André Almarone. Eles foram acompanhados pela Gerente do Núcleo de Unidades de Conservação e Educação Ambiental, Katia Vivian. A ação de cunho ambiental realizada em Naviraí, contando ainda com a participação de Michel Benedito que identificou 20 espécies no Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí.

Foto: Davi Faustino Peixoto

Jefté possui um canal no YouTube e no Instagram chamado Planeta Animal, onde faz vídeos da fauna, em especial das aves. André Almarone que faz inúmeros vídeos do município no Instagram, com foco nos animais e no setor agrícola.

O Gerente Fabiano Costa cita que o Parque Natural Municipal de Naviraí possui rica biodiversidade, sendo uma área potencial para o aviturismo, por estar localizado em uma região de Mata Atlântica e várzeas, limítrofe a outras áreas protegidas.

Foto: Katia Vivian

Cabe ressaltar que o Mato Grosso do Sul a cada ano vem se destacando mais em número de espécies registradas, além da participação em inúmeros eventos que levam o nome do nosso Estado. Essas ações resultam em esforços entre a Fundtur/MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, Clubes de Observadores de Aves, pousadas, RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), além dos Parques Municipais, Estaduais e Federais.