Orientações sobre uso dos Microcomputadores e Backup arquivos

Senhores Usuários de Equipamentos de Informática, este documento por objetivo orientá-los a respeitos dos procedimentos corretos relacionados uso dos equipamentos de informática e a segurança dos Dados e Informações (Documentos importantes existentes nos Computadores).

Uso dos Microcomputadores.

Inicialmente, citamos que comportamentos de usuários como: Baixar ou assistir Filmes, acessar sites de conteúdos inapropriados para o local, Redes sociais, Rádios On Line, assim como sites outros impróprios, prejudicam a Rede e o acesso, causando lentidão, pois a banda de internet que seria utilizada para os Sistemas acaba sendo usada indevidamente para os conteúdos citados.

Instalar softwares não autorizados por este setor, limitam o desempenho do microcomputador, e podem causar danos. Solicitamos que seja solicitado a este setor caso haja necessidade de instalação de qualquer software. Reforçamos ainda, que os usuários devem utilizar-se dos equipamentos de Informática disponíveis, estritamente para desempenho de suas tarefas e funções. Caso ocorra fatos como os exemplificados, será solicitado junto a Gerencia e aos órgãos competentes as devidas providências Administrativas e Jurídicas cabíveis em desfavor do usuário, servidor ou estagiário, que respondera pelos atos danosos praticados

Solicitamos também, muita atenção com e-mails de contatos conhecidos ou desconhecidos, pedindo para abrir, com Certidões, Fotos, Boletos, etc; e outros que você não tenha solicitado, pois geralmente se trata de conteúdo malicioso, que danificam o micro e roubam informações. Desconfie sempre, e na dúvida, entre em contato com suporte neste Núcleo.

Backup de Arquivos:

Alertamos todos os responsáveis pelas unidades Municipais que geram dados e informações diariamente, e armazenam localmente, ou seja nos computadores de uso disponíveis nos locais de trabalho, para que sejam providenciados Cópias de Segurança ( Backup ) periodicamente dos arquivos que são de extrema importância para as atividades diárias. Devem ser realizada a salva somente de documentos realmente importantes, devendo evitar salvar arquivos de áudio, vídeo e imagens particulares, que ocupam muito espaço.

Estes procedimentos são de extrema importância, pois pode ocorrer perda de dados por vários motivos, como: Exclusão Acidental ou Proposital de Arquivos; Ataque de Vírus ou Malwares (Ex. Ramsomware, que criptografa, ou seja coloca senha no arquivo, documento, planilha, fotos etc. e pede para pagar resgate ,tornando o acesso ao mesmo praticamente impossível), Defeitos Físicos nos Discos Rígidos ( HD ), Curto Circuito do Microcomputador, Alagamento, Roubo do equipamento, entre outros sinistros.

Existem diversas opções de se realizar estas cópias de segurança, como HDs externos, Disco Virtuais ( Nuvem ) como Gmail Drive, gratuito, porem limitado a certa capacidade ( 15GB ). Para tanto é necessário verificar o tamanho e volumes desses arquivos para verificar a melhor possibilidade para realizar o Backup.

Sugerimos que seja designado uma pessoa responsável por esse procedimento em cada unidade, ficando esta responsável por este procedimento rotineiramente, e que este faça contato junto aos Núcleo de Informática para realizarmos uma análise caso a caso, e juntos verificarmos a melhor opção de backup para cada localidade.

Reforçamos a importância desses procedimentos, pois houveram casos que não fora possível recuperar dados perdidos, gerando grandes transtornos.

Dúvidas, estamos a disposição.

Antonio Sedano Ribeiro.

Núcleo de Tecnologia da Informação