VISA inicia a castração de gatos machos em parceria com clínicas veterinárias

-Campanha da Prefeitura de Naviraí objetiva diminuir a reprodução de gatos e diminuir colônias de felinos abandonados-

A Vigilância Sanitária Municipal (VISA) da Prefeitura de Naviraí iniciou hoje (03-03) a castração de 100 gatos machos. As primeiras operações foram realizadas no início da manhã. A ação faz parte da campanha lançada no mês de fevereiro passado e atende solicitações feitas através de inscrições realizadas por proprietários de gatos.

“A castração continua hoje e nos próximos dias. As pessoas que fizeram as inscrições receberão um telefonema recebendo orientação para qual clínica deverá levar seu felino, bem como a hora em que o procedimento foi marcado”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, médico veterinário José Mário Fernandes.

“Fizemos uma articulação para a realização deste atendimento. Convidamos clínicas veterinárias de nossa cidade a participarem como colaboradoras. O Município fornece os materiais necessários e as clínicas parceiras entram com a mão de obra voluntária”, explica o coordenador da VISA.

As inscrições para a campanha de castração foi encerrada no final do mês passado, porém, a VISA registrou um grande número de pedidos, extrapolando o número de operações programadas. Diante desta realidade, não está descartada uma nova campanha, a qual será divulgada com antecedência.

“Estamos fazendo esta campanha com castrações gratuitas para diminuirmos as várias colônias de gatos que vivem em casas abandonadas, terrenos baldios e outros ambientes alheios. Estes animais causam transtornos aos moradores porque se reproduzem de forma descontrolada, logo chegam nas casas das pessoas e acabam ficando. Nosso objetivo é fazer o controle populacional e garantir a saúde dos gatos”, finaliza José Mário.

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1.432)