Solução Maker já capacitou mais de 100 estudantes da rede municipal

Projeto inovador do IFMS foi executado em parceria com a Prefeitura de Naviraí e une ciência e conscientização sobre Covid-19 na construção de totens eletrônicos de álcool gel

Em seu primeiro ano de implementação, o projeto Solução Maker em Sincronia 4.0, idealizado pelo Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e executado em parceria com a Prefeitura Municipal, já capacitou 102 estudantes da rede pública de ensino. A proposta consiste na construção de totens eletrônicos de álcool 70% com leitor de temperatura corporal integrado. E ao aliar ciência, inovação e empreendedorismo, o trabalho garantiu também premiação na Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí, a Fecinavi.

imagem: Solução Maker já capacitou mais de 100 estudantes da rede municipal, 2021 - Assessoria de Imprensa

No primeiro semestre de 2021, a capacitação alcançou 68 estudantes de 8º e 9º ano da Escola Municipal Marechal Rondon e foi realizada de forma virtual, em cumprimento às medidas de distanciamento social por conta da Covid-19. Já no segundo semestre, com a diminuição dos números da pandemia, o projeto teve continuidade presencialmente no IFMaker – o Laboratório de Inovação do Núcleo de Tecnologia do IFMS (NTIF), onde 34 estudantes da Escola Municipal Maria de Lourdes Aquino Sotana receberam a formação.

Metodologia

Desenvolvido para fomentar o interesse de estudantes da rede pública pela iniciação tecnológica e promover a conscientização sobre a Covid-19, o projeto é dividido em quatro oficinas. As etapas envolvem raciocínio matemático, conhecimento em ciências biológicas e exatas e ainda estimulam a capacidade de trabalho em grupo dos participantes. Os jovens são incentivados a agir de forma colaborativa até o objetivo final, que é construir o totem automatizado e contribuir no combate à pandemia.

A equipe idealizadora da proposta é formada pelos professores do IFMS Campus Naviraí André Carvalho Baida, Guilherme Botega Torsoni e Marcos Rogério Ferreira e pelo professor do IFSuldeMinas Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido. Na execução, atuam também a professora da rede municipal de ensino Aline Franciele Navarro Volpini Klein, como multiplicadora externa, e os estudantes de graduação João Antônio Lorençone, como instrutor, e Pedro Antônio Lorençone, monitor.

Destaque

Além do impacto social na formação dos estudantes da rede municipal, o projeto ganhou destaque também como trabalho científico. Foi apresentado pela estudante Thays de Oliveira Freire na VI Fecinavi, onde garantiu primeiro lugar na categoria Multidisciplinar, e também divulgado no V Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação, o EIGEDIN, pelo monitor Pedro Antônio Lorençone.

O Solução Maker em Sincronia 4.0 é contemplado pelo Edital 03/2020 do Instituto Federal do Espírito Santo, que selecionou projetos da Rede Federal voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0. Recebeu R$ 52 mil em recursos do Ministério da Educação para aquisição de materiais de trabalho e bolsas para coordenador, instrutor, monitor e multiplicador.

A execução do projeto é resultado da parceria entre o Campus Naviraí do IFMS e a Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência Municipal de Educação e Cultura. As escolas selecionadas para participar das oficinas este ano ficam em regiões com alto nível de vulnerabilidade social, e a proposta de oportunizar práticas educativas alinhadas às tecnologias contemporâneas apresentou novas perspectivas a esses jovens, que tiveram acesso a dispositivos tecnológicos que muitas vezes não estão disponíveis em seu cotidiano.

Cultura Maker

Os encontros presenciais com os estudantes da rede municipal foram realizados no IFMaker, que faz parte do Núcleo de Tecnologia do IFMS, o NTIF. Localizado no Centro de Naviraí, em um prédio da Associação Comercial locado pela Prefeitura Municipal e gerido pelo IFMS, o NTIF é aberto a estudantes, servidores, escolas e empresas. O espaço tem impressora 3D, cortadora laser (CNC), fábrica de software, espaço de prototipação, além de ambiente para criação e coworking.

Difundir a cultura Maker, do “faça você mesmo”, é um dos objetivos do IFMS na formação dos estudantes. E baseado nos pilares da inovação e do empreendedorismo, o projeto Solução Maker em Sincronia 4.0 contribui para a formação cidadã, habilitando os participantes a atuarem de forma criativa e tecnológica no mercado de trabalho e em suas comunidades.

As oficinas serão retomadas em 2022. Estudantes de outras escolas e até de outras localidades que se interessem pelo assunto podem conferir o conteúdo disponibilizado pelos professores no YouTube.