“Saúde do Trabalhador” promove ações de apoio e melhorias aos trabalhadores

- Redação:Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:6 de dezembro de 2021
- Orgãos Municipais:- Saúde
- Segurança do Trabalho
- Compartilhe!
A Gerência Municipal de Saúde da Prefeitura de Naviraí possui um dos mais importantes órgãos de apoio e amparo aos trabalhadores: a Coordenadoria da Saúde do Trabalhador, vinculada ao Núcleo de Vigilância em Saúde. A coordenadora, enfermeira Elisângela Graciela Bley Villalba aponta que a “Saúde do Trabalhador” vem desenvolvendo ações pontuais de atendimento às demandas e questões relativas à saúde dos trabalhadores.
O gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde (VISA), médico veterinário José Mário Fernandes acrescenta a importância da presença da “Saúde do Trabalhador”, que foi instituída no município em 2020, levando em consideração que Naviraí é uma cidade em franca expansão e sede de micro região, com grandes empreendimentos.
“Temos em nosso município uma usina de álcool e açúcar, frigorífico, empresas, cooperativas, comércios e o setor público. Para atender os trabalhadores desta grama de empreendimentos Naviraí possui dois hospitais e unidades de saúde que socorrem quando ocorrem acidentes de trabalho. Todo este atendimento tem alinhamento com a Coordenadoria da Saúde do Trabalhador”, explica o gerente.
Nos casos de acidentes do trabalhador, todos os hospitais públicos e privados, bem como as unidades de saúde do Município devem realizar o atendimento e, sobretudo, a notificação do acidente de trabalho e, imediatamente, encaminhar as informações à Saúde do Trabalhador. Através das fichas de notificações enviadas pelos hospitais e unidades de saúde da Prefeitura à Saúde do trabalhador, é possível fazer um acompanhamento da situação do trabalhador e junto ao local de trabalho dele.

Reunião com trabalhadores realizada pela Coordenadoria de Saúde do Trabalhador.
“De posse destas informações temos garantido apoio, realizado palestras e orientações quanto à utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os Equipamentos de Proteção Coletiva adequados a cada tipo de trabalho. Através de campanhas de orientação, de conscientização e de capacitação quanto aos cuidados com a saúde, temos cumprido a meta de contribuir e ajudar na melhoria da qualidade de vida e em prol da saúde do trabalhador”, afirma a coordenadora, enfermeira Elisângela Villalba.
(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1432)