Governo de Naviraí reabre Centro de Triagem da Covid após local ser destruído por temporal

Reinauguração na manhã desta quarta-feira garante a normalidade aos atendimentos de aproximadamente 150 pacientes/dia

A prefeita Rhaiza Matos reinaugurou, na manhã desta quarta-feira (02-06), o ambulatório de campanha (Centro de Triagem e Atendimento de Pacientes da Covid-19). A reabertura da unidade de saúde foi acompanhada pelo gerente Márcio Vidal de Figueiredo (Saúde), procurador Paulo Roberto Jacomeli Pereira (Geral) e procuradora Maria Paula Alípio (Geral Adjunta).

O ambulatório de campanha montado em frente ao Hospital Municipal de Naviraí, em módulos metálicos e com lona branca blackout, teve toda sua estrutura física abalada na noite do último sábado (29-05), com a cobertura arrancada pelos fortes ventos e chuva de granizo, obrigando a paralisação dos atendimentos no local.

Imagem: Rhaiza Matos reabre Centro de Triagem da Covid após local ser destruído por temporal, 2021 - Assessoria de Imprensa

Ambulatório de campanha (Centro de Triagem e Atendimento de Pacientes da Covid-19) reinaugurado hoje pela prefeita de Naviraí Rhaiza Matos e gerente de Saúde Márcio Vidal Figueiredo. Foto: Roney Minella

Inaugurado no último dia 22 de março pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Naviraí, o Centro de Triagem tem capacidade para atender 250 pacientes por dia, sendo 50 sentados. O ambiente amplo, arejado atende as normas sanitárias e de biossegurança, como distanciamento físico, uso de máscaras e álcool 70º e vinha atendendo uma média de 150 pacientes por dia.

“A destruição do ambulatório nos trouxe muita preocupação. Reivindicamos apoio do Estado para o recuperação da cobertura. Imediatamente as secretarias estaduais de Saúde e de Infraestrura providenciaram o conserto e reinstalação de toda a estrutura. Nós reorganizamos a instalação dos equipamentos e hoje, para nossa alegria, voltamos aqui para reabrir o funcionamento do Centro de Triagem”, anunciou a prefeita Rhaiza Matos.

Prefeita Rhaiza Matos (à esquerda) vistoriou todos os consultórios e dependências do ambulatório de campanha para reativar o Centro de Triagem de combate à Covid. Foto: Roney Minella

O gerente de Saúde afirmou que a reinauguração restabelece o melhor atendimento aos usuários, facilita o gerenciamento e alivia a tensão provocada pela tempestade. “Todos estamos empenhados para garantir ações de socorro aos pacientes da Covid-19. Porém, muitos casos voltaram a ser registrados. A população precisa colaborar mantendo o uso de máscaras, lavar as mãos diversas vezes ao dia ou usar álcool 70 e, principalmente, adotar o distanciamento social, caso contrário, todos os investimentos e ação do poder público não surtirão efeitos e teremos mais contágio pelo coronavírus e mais pessoas morrendo com esta doença”, alertou Márcio Vidal de Figueiredo.

(Roney Minella – Jonalista DRT/MS nº 1.432)