Psicólogas, Psiquiátrica do CAPS e Imprensa se unem no combate ao suicídio no Setembro Amarelo

26 de setembro de 2019
    - Assistência Social
    - Saúde

Na manhã de quinta-feira (26), profissionais da imprensa local de Naviraí, atendendo um pedido das doutoras Juliana, Luciana e Bruna, psicólogas e psiquiátrica do Caps – Centro de Atendimento Psíquico Social de Naviraí, compareceram no Auditório do NaviraPrev para uma reunião de informações sobre prevenção e a maneira de postagem de noticias a respeito de suicídio.

O evento faz parte de inúmeras palestras que as profissionais de saúde mental estão realizando durante a Campanha “Setembro Amarelo”, em instituições do ensino médio e superior no combate ao suicido. Segundo as mesmas a informação e o comprometimento por parte da mídia é de suma importância para que a referida campanha seja difundida na orientação as pessoas que vem cometendo ou pensam na possibilidade de tirar a própria vida.

Elas enfatizaram a maneira de como a mídia trabalha a noticia em relação ao suicídio, de como noticiar o suicídio em geral, como noticiar casos específicos, se a noticia é em forma de sensacionalismo podendo causar impacto a aqueles que vêm sofrendo doenças da mente e que ao ler uma noticia sem todas que informações, possam usar da mesma como auxilio ou uma saída de também cometer um suicídio.

Os profissionais da imprensa de uma forma geral parabenizaram a atitude das profissionais entendendo realmente que as informações precisam ser prudentes com responsabilidade jornalística, além de informações, levar orientações e apontar caminhos para que as pessoas com problemas emocionais procurem ajuda nos locais certos e evitem que tal ato seja praticado ou seja, atentar contra a vida.

As profissionais destacaram que a ajuda pode ser nos seguintes locais sendo eles, no próprio CAPS, no Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo fone 188, Hospital Municipal, nas Unidades de Saúde, Bombeiros, Polícia Militar, Samu, entre outros. Transtornos mentais ou outras doenças da mente são fatores de suicídio, daí a importância de buscar tratamento, buscar ajuda.