Provas do SAEMS são aplicadas para alunos da Rede Municipal de Ensino de Naviraí

Provas do SAEMS são aplicadas para alunos da Rede Municipal de Ensino de Naviraí
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    2 de novembro de 2022
  • Orgãos Municipais:
    - Educação

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência Municipal de Educação de Naviraí (GEMED) promoveu a aplicação das provas do SAEMS – Sistema de Avaliação da Rede Pública de Mato Grosso Do Sul, para os alunos de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental I. A avaliação tem como objetivo verificar os níveis de aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa, por meio da leitura e escrita.

O início da aplicação das provas do SAEMS ocorreram no dia 26 de outubro (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Neste ano os professores de 1º e 2º anos foram contemplados com o Programa MS Alfabetiza, uma iniciativa do Governo Estadual. Este programa foi muito importante nesta retomada pós pandemia, proporcionando não somente formação aos professores, mas material de qualidade para os estudantes, para que a alfabetização acontecesse de forma dinâmica e efetiva em sala de aula.

 

O Programa MS Alfabetiza também proporcionou mais suporte a coordenação pedagógica oferecendo oficinas práticas com o intuito de recompor a aprendizagem dos estudantes já pensando nesta avaliação do SAEMS. O início da aplicação das provas ocorreram no dia 26 de outubro e o encerramento está previsto para o dia 10 de novembro.

Encerramento de aplicação das provas está previsto para o dia 10 de novembro (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Vale ressaltar que as 30 escolas que obtiverem maior índice em leitura e escrita na prova do SAEMS, receberão um incentivo no valor de R$ 80.000,00 (Oitenta Mil Reais) e as 30 escolas que obtiverem menor índice, receberão o valor de R$ 30.000,00 (Trinta Mil Reais) e serão apadrinhadas pelas escolas de maior índice, para que haja uma troca de experiência.

 

As avaliações em larga escala são importantes para que a Gerência de Educação possa ter um melhor acompanhamento e assim intervir de forma significativa no desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita, para que as escolas da Rede Municipal de Ensino estejam entre as escolas com maior índice de aprendizagem.

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