Prefeitura de Naviraí promove ações na Semana de Mobilização de Combate às Arboviroses

Prefeitura de Naviraí promove ações na Semana de Mobilização de Combate às Arboviroses
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    21 de novembro de 2024
  • Orgãos Municipais:
    - Saúde
    - Vigilância Sanitária

Durante a Semana de Mobilização de Combate às Arboviroses, que ocorre entre os dias 18 e 22 de novembro, as equipes do Núcleo Municipal de Controle de Vetores da Prefeitura de Naviraí têm promovido uma série de ações educativas e práticas para conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. Este mosquito é o vetor de doenças graves como Dengue, Zika e Chikungunya, e pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença na eliminação de seus criadouros. A mobilização visa envolver escolas, postos de saúde e a comunidade em geral, incentivando a todos a dedicar apenas 10 minutos por semana para eliminar possíveis focos do mosquito.

A mobilização visa envolver escolas, postos de saúde e a comunidade em geral (Foto: Divulgação)

As atividades iniciaram na segunda-feira (18/11), com um trabalho lúdico na Escola Diomedes Valentin Cerri, onde os alunos puderam aprender de forma divertida sobre os riscos das arboviroses e como preveni-las. Também ocorreram ações educativas também nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) dos bairros Ipê, Boa Vista e Vila Nova, reforçando a importância da participação de todos no controle do mosquito.

 

Na terça-feira (19/11), ocorreram atividades educativas com as crianças do CIEI Maria José Cansado, além de mutirão de limpeza no Residencial Nelson Trad, que contou com o apoio do Núcleo de Limpeza Urbana e da Usina Rio Amambai Agroenergia.

Com o apoio do Núcleo de Limpeza Urbana e da Usina Rio Amambai Agroenergia, mutirão de limpeza foi realizado no Residencial Nelson Trad, que contou (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, as ações educativas se expandiram para a Escola Milton Dias Porto e os ESFs Paraíso I e II. Além das palestras e orientações, um novo mutirão de limpeza foi realizado no Jardim Paraíso, com foco na coleta de materiais que possam acumular água e servir de abrigo para o mosquito.

Agente de Combate às Endemias elimina lacais que possam acumular água e servir de abrigo para o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya (Foto: Divulgação)

Por fim, na sexta-feira, dia 22 de novembro, as atividades serão concluídas com uma ação de panfletagem na rotatória da Avenida Weimar Torres, a partir das 8h da manhã. Haverá ainda orientações sobre práticas simples, mas eficazes para eliminar os criadouros do Aedes, como esvaziar garrafas, cobrir pneus, colocar areia em pratos de plantas e manter caixas d’água fechadas. A participação ativa da população é essencial para que essas iniciativas tenham sucesso e alcance resultados positivos.

Pular para o conteúdo