Prefeitura de Naviraí promoveu a 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

4 de junho de 2024
    - Saúde

Na manhã desta terça-feira, 04 de junho de 2024, a Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência Municipal de Saúde, realizou a 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O tema central do evento foi “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. A conferência aconteceu no auditório da UEMS, foi convocada pelo Poder Executivo conforme Decreto Municipal nº 33 de 2024, e aprovada em reunião extraordinária pelo Conselho Municipal de Saúde.

Evento contou com a participação de diversos setores da sociedade, incluindo trabalhadores da saúde, gestores e usuários do SUS (Foto: Roni Silva)

O foro de debates da conferência foi aberto a todos os segmentos da sociedade. Durante o evento, foram abordados dois eixos principais. O primeiro tratou sobre “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil”. O segundo eixo abordou “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da Saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da saúde”.

A conferência contou com a participação de diversos setores da sociedade, incluindo trabalhadores da saúde, gestores, usuários do SUS e outros representantes. Essa iniciativa da Prefeitura de Naviraí por meio da Gerência Municipal de Saúde demonstra o compromisso em seguir atuando de forma democrática para construir políticas públicas que fortaleçam o SUS e garantam um atendimento de qualidade à população.

Ao final do evento, houve a plenária final, com a homologação dos Delegados que defenderão as diretrizes e propostas aprovadas na Conferência Municipal, a serem discutidas durante a conferência estadual que deve acontecer até o mês de agosto. A etapa Nacional será realizada de 10 a 13 de dezembro, em Brasília.