Prefeitura de Naviraí e Sindicato Rural promovem curso sobre manejo sanitário da psicultura

28 de setembro de 2022
    - Casa do Trabalhador

Foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro nas dependências da Casa do Trabalhador, o Curso de Manejo Sanitário de Psicultura destinado a capacitar agricultores familiares e pessoas interessadas em atuar no ramo da psicultura. O curso foi realizado pela Prefeitura de Naviraí [por meio da Gerência de Assistência Social e Casa do Trabalhador] e Sindicato Rural de Naviraí em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Senar (SENAR-MS).

Com duração total de 16 horas/aula, durante o curso foram abordadas boas práticas de manejo sanitário que devem ser adotadas para prevenir a ocorrência de doenças e como controlá-las. Também foram abordadas as principais estratégias indicadas para estabelecer a biossegurança na piscicultura, apontando quais cuidados devem ser priorizados na criação de alevinos.

O conteúdo do curso enfocou ainda formas de segurança no trabalho; maneiras de como adaptar variadas espécies de peixe ao ambiente e evitar doenças no sistema; boas práticas de manejo; imunidade dos peixes; biossegurança; principais doenças e parasitoses.

Presentes no encerramento do curso, as titulares da Casa do Trabalhador e da Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres da Prefeitura de Naviraí, parabenizaram os alunos e alunas concluintes, reforçando a importância dos cursos de capacitação e qualificação, cada vez mais exigidos pelo mercado de trabalho e importantes para a garantia de emprego e renda.