Prefeitura de Naviraí começa trabalho em estrada rural com Máquinas do Convênio Consórcio Conisul e Itaipu Binacional

27 de novembro de 2019
    - Desenvolvimento Econômico
    - Obras

O município de Naviraí e mais outras 13 localidades dessa região integram o Consórcio Conisul e em conjunto já fizeram várias ações que resultaram em um progresso positivo em diversas áreas das respectivas administrações municipais. Tudo isso só pode ser possível, porque em conjunto, os 14 prefeitos e outras lideranças trabalharam para conseguir ter esses resultados que fizeram com que o consórcio adquirisse mais facilmente maquinários para, inclusive, realizar obras de readequações e de melhorias em projetos de curvas de níveis e bacias hidrográficas nas propriedades rurais de seus respectivos municípios.

Recentemente, foram adquiridos máquinas e equipamentos para obras de pavimentação asfáltica e outros serviços do gênero e agora, mais recente, fizeram a compra de equipamentos necessários para realizarem obras de readequação, levantamento, terraceamento e outros serviços visando fazer com que as águas pluviais não escorram tanto na estrada como dentro das propriedades rurais. Para esses serviços foram adquiridos: um terraceador com 36 discos, um terraceador com 24 discos, uma pá-carregadeira, um caminhão caçamba, uma moto niveladora, um trator de 250 cv, um trator de 190 cv, um rolo compactador, um caminhão completo com prancha e uma escavadeira hidráulica.

PRIMEIRA OFICINA

Nesta terça-feira, dia 26, aconteceu pela manhã uma reunião de trabalho entre o prefeito Izauri Macedo, o diretor do consórcio Conisul Vanderlei Bispo e produtores rurais, com as gerências de Meio Ambiente e Obras do município de Naviraí, quando foi tratado a respeito dos trabalhos a serem desenvolvidos na primeira estrada a receber os maquinários, que é a NV 04, que demanda da Fazenda Redondo até a Fazenda São Judas Tadeu, num total de 11 km de estradas.

A Gerência de Meio Ambiente que tem como gerente Astolfo Carlos Mendes, apresentou através da servidora Kátia um trabalho de orientação e conscientização sobre a importância da realização da ação que com certeza só vem para preservar ainda mais o nosso meio ambiente.

O prefeito Izauri de Macedo explicou que na reunião foram tratados assuntos como tirar a cerca das propriedades, colocar as cercas após os trabalhos e ainda autorizar que máquinas e equipamentos possam entrar nas propriedades para a realização dos serviços de readequação das estradas, com o seu levantamento, para evitar que águas pluviais corram nas estradas atendidas ou nas propriedades, provocando erosões.

“Essa é a primeira oficina que estamos fazendo aqui em Naviraí, dando o pontapé inicial desse trabalho que está, inclusive, começando por nosso município com a chegada dos maquinários novinhos em folha. As obras serão coordenadas pela gerência de Obras do município, através do Núcleo de Estradas Vicinais, sob a coordenação da Ana Paula Rocha e acompanhamento de Ivan Reche, com fiscalização da Itaipu Binacional”, disse o prefeito.

BISPO ATENTO

O diretor executivo do Consórcio Conisul, Vanderlei Bispo, ao falar à imprensa disse da importância desse trabalho e até enalteceu o trabalho dos prefeitos dos municípios que o integram. “Isso tudo é uma conquista do consórcio Conisul juntamente com o prefeito doutor Izauri Macedo e foi na nossa gestão que nós conquistamos esse grande benefício para toda a região. Naviraí está sendo contemplada pela grande participação do prefeito Izauri junto ao consórcio. Viajamos várias vezes para Foz do Iguaçu (PR) e nos unimos à Itaipu Binacional e conseguimos junto esse convênio. Fazer as adequações das estradas rurais e um programa de readequação das curvas de níveis. Para isso adquirimos com recursos da Binacional Itaipu cerca de quase R$ 4 milhões em equipamentos e máquinas. Todos estão prontos, são novos e estão em Naviraí á disposição da Prefeitura”, ressaltou Bispo.

A parceria com a Itaipu Binacional está sendo possível por conta que a geradora de energia precisa acelerar o processo de contenção de assoreamento dos rios da bacia do Rio Paraná, ato que leva também o assoreamento do lago Itaipu em menos tempo previsto pelos engenheiros da empresa. Com a ação de contenção das águas em propriedades esse problema será com certeza evitado, dando assim vida útil e longa a usina Itaipu Binacional e consequentemente ao meio ambiente.