Prefeitura de Naviraí através da Gerência de Saúde desenvolve oficinas de qualificação e Humanização com servidores da área

Prefeitura de Naviraí através da Gerência de Saúde desenvolve oficinas de qualificação e Humanização com servidores da área

A Gerência de Saúde do município de Naviraí através de uma Consultoria está realizando várias oficinas no sentido de melhorar a qualidade de atendimento na Rede de Saúde Básica.

Palestrante Dinaci Ranzzi

O prefeito Dr. Izauri Macedo vendo a necessidade de qualificar a todos os servidores dessa área, determinou ações que venham favorecer a população.

Segundo o prefeito, esse trabalho que está sendo implantado, na verdade não se realiza de uma hora para outra, mas que daqui para frente ele acredita que essa equipe começa a fluir com melhoramentos em várias ações que possam contribuir com orientações e acolhimento aos usuários dos serviços da Rede Básica de Saúde.

Dinaci Ranzzi do Instituto Multidisciplinar de Consultoria destaca: “Estamos arduamente trabalhando desde o ano passado e neste mês de outubro com oficinas com as recepcionistas de todas as unidades, trabalhando a importância da rede no processo de acolhimento de como recepcionista desenvolve o seu processo de trabalho na unidade, enfim, é uma coisa que ela faz todos os dias que é de acolher as pessoas, essa capacitação aconteceu na Universidade Estadual UEMS, no Auditório do Naviraí Previ onde consiste na inteiração com pratica e teoria para qualificar melhor a porta de entrada em todos os serviços da rede básica de saúde.

Foi desenvolvida também uma oficina com todos os agentes comunitários e agentes de endemia, com a integração da atenção básica e dos agentes de endemia. Quando se fala em humanização é para que todos os profissionais de saúde do município possam estar melhorando o atendimento de uma maneira geral dentro do seu local de trabalho, com as pessoas que procuram atendimentos.

É um trabalho internamente e externamente, discutindo as praticas de humanização, qualidade, segurança e o cuidado com o paciente e o com a própria equipe, pensando no trabalhador e no usuário.

Palestrante Dinaci Ranzzi, auditório ACEN (Associação Comercial e Empresarial de Naviraí)

Qual é o grande objetivo de tudo isso?

É repensar o processo de trabalho de como que é que está sendo feito todo esse trabalho, como está sendo feito o acolhimento, como é que está sendo recebida a população e como é que o trabalhador está se relacionando, será que está sendo respeitada essa relação enquanto trabalhador? O que é preciso melhorar?

O trabalho através das oficinas abrange enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, pessoal da limpeza, da lavanderia, da cozinha, da recepção, enfim, toda uma equipe para repensar essa prática de trabalho que é desenvolvido para população.

O Prefeito Dr. Izauri desde o ano passado por meio de licitação contratou a Instituição Multidisciplinar de Consultoria e através desse Instituto é que está sendo desenvolvida toda essa orientação no sentido de melhorar o atendimento na saúde do município.

É importante esclarecer a população de Naviraí que é um trabalho que vem sendo construído aos poucos, até porque não se consegue fazer isso da noite para dia, é um processo de educação permanente como é colocado no sistema único de saúde (SUS).

É um trabalho feito desde a porta do Posto de Saúde até o Hospital Municipal e que dentro de muito breve, a população vai poder sentir as mudanças que estão acontecendo com a equipe da Gerência de Saúde de Naviraí.

A Consultoria presta um serviço de orientação no sentido de melhorar vários aspectos em especial sobre as compras de medicamentos e insumos que abastece toda a rede básica e do Hospital Municipal, com intuito de baratear esse custeio.

A idéia é entrar no ano que vem fazendo melhor do que foi feito até agora, é um trabalho árduo mais de muita responsabilidade e compromisso por parte do prefeito e toda a sua equipe.

É importante dizer que não se consegue organizar uma casa tão grande como a gerência de saúde do dia para noite, por esse motivo gradativamente está se construído com os trabalhadores da área, através de diálogos para que essa equipe esteja pronta para receber melhor os usuários.

Exemplo disso nas Unidades de Saúde Básica já se pode notar um comprometimento com as ações durante o mês do Outubro Rosa, com a prevenção do câncer de mama e colo uterino, com atividades educativas e a realização também da Campanha de Vacinação do HPV e Meningite, para meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos”. Enfatizou Dinaci.

 

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