12°
| Quarta-feira
28 de maio de 2025

Prefeitura começa a construção da UBS “São Pedro” para melhorar atendimento às famílias

A Prefeitura de Naviraí iniciou a construção da sede própria para a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro, que terá 28 repartições e 361,61 m2 de área construída. As obras começaram na última sexta-feira (23-05) com serviços de terraplenagem da área. Hoje, homens, caminhões e máquinas estão trabalhando no aterramento. Cálculos apontam que serão necessários pelo menos 850 metros cúbicos de terra (mais de 80 caminhões) para o nivelamento do terreno.

Empresa terceirizada executa aterro em área que será construída a UBS São Pedro. ©Roney Minella/PMN

 

O moderno posto de saúde será edificado junto ao Parque Municipal Sucupira, na rua Henrique Dias, a pouco metros da atual UBS que funciona no local há mais de 8 anos. O investimento será de R$ 1.653.972,19, oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, resultante da proposta nº 11221619000124002. O Município de Naviraí deixará de pagar aluguel e, sobretudo, oferecerá um espaço muito mais amplo, aconchegante e condizentes com às exigências do Ministério da Saúde, permitindo o aumento de atendimentos às famílias da localidade.

“A área contempla critérios técnicos das normas de planejamento em saúde, atende o quadrante exigido, enfim, está dentro das normas estabelecidas pelos governos federal e municipal. A área definida também reforça o compromisso da gestão com a legalidade, o uso estratégico do espaço urbano e a ampliação do acesso à saúde pública de forma planejada e eficiente. Não acaba com a mobilidade do parque, pois, até a pista de caminhada está sendo mantida”, afirma o gerente municipal de Obras, arquiteto Fabiano Costa.

Vista do local onde será construída a futura sede do Posto de Saúde – UBS São Pedro. ©Roney Minella/PMN

 

A empreiteira MS Construções e Gerenciamento de Obras LTDA., vencedora da licitação nº 019/2025 e que executará as construções, possui sede em Campo Grande. O engenheiro responsável pela obra, De Lana, informa que o canteiro de obras será instalado na primeira quinzena de junho. A expectativa é que no auge das construções a obra tenha um fluxo de 30 trabalhadores da construção civil, com a mão de obra contratada majoritariamente de Naviraí.