Governo de Naviraí se reúne com gestor do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema

Unidade de Conservação abrange os territórios de Naviraí, Jateí e Taquarussu

Naviraí (20/01/21) – A prefeita Rhaiza Matos recebeu, na manhã desta quarta-feira, o turismólogo Reginaldo Oliveira, gestor responsável pelo Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. O objetivo da audiência, acompanhada pelos gerentes Luiz Alberto Ávila Silva Júnior (Meio Ambiente) e Fernando Ortega (Geral Executivo), foi a discussão de parcerias com o Município.

Imagem: Prefeita se reúne com gestor do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, 2021 - Assessoria de Imprensa

Ambientalistas e gerentes municipais discutem com a prefeita Rhaiza Matos, parcerias com o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. Foto: Roney Minella

Unidade de Conservação – Criado em 1998, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema possui 73.345 mil hectares e abrange áreas territoriais dos municípios de Jateí, Taquarussu e Naviraí. Desse total, 16.284 hectares estão localizados no município de Naviraí.

“Temos uma grande riqueza natural e gostaria que o poder público municipal fosse parceiro em nossos projetos, como, por exemplo, as visitas monitoradas dos alunos das escolas públicas”, pontuou Reginaldo Oliveira.

ICMS Ecológico – O gerente Luiz Júnior consignou, em adição, que Naviraí recebeu, em 2020, pouco mais de R$ 5 milhões de ICMS Ecológico, cujo maior percentual (70%) é oriundo das unidades de conservação.

“Naviraí é um dos municípios que mais arrecada ICMS Ecológico no Estado, no entanto, penso que podemos ampliar estes valores, tendo em vista que não utilizamos todo o potencial de nossas riquezas naturais que estão presentes nas unidades de conservação”, explicou o gerente.

Visita in loco – Rhaiza Matos cumprimentou Reginaldo Oliveira pela gestão da unidade de conservação, destacando o seu interesse em conhecer o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, bem como de desenvolver projetos e parcerias com o Município.

Prefeita Rhaiza Matos analisa mapa que destaca o potencial ambiental do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

“Estou encantada com tudo o que o Reginaldo trouxe sobre o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, por isso, quero conhecer a unidade de conservação o mais rápido possível. Quando a pandemia passar, quero que nossos alunos da rede municipal possam visitar o parque, bem como incentivar a vinda de pesquisadores e de turistas responsáveis”, encerrou a prefeita Rhaiza Matos.