Prefeita recebe o Relatório Final Consolidado do Programa Cidade Empreendedora em Naviraí
- Redação:Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:13 de dezembro de 2024
- Orgãos Municipais:- Desenvolvimento Econômico
- Compartilhe!
Na quinta-feira, 12 de dezembro de 2024, a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, recebeu o Relatório Final Consolidado do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa que teve início em 2022 através de uma parceria entre a Prefeitura de Naviraí e o Sebrae-MS. A entrega do relatório ocorreu no gabinete da prefeita, com a presença da gerente da Regional Sul do Sebrae-MS, Vanessa Reis, e do gerente do Núcleo de Indústria, Comércio e Turismo da GEDEC – Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Marques. O Cidade Empreendedora marcou um importante passo para o Governo Municipal de Naviraí, que pela primeira vez, aderiu ao projeto que é focado no fortalecimento do empreendedorismo local.
A adesão ao Programa Cidade Empreendedora pela Prefeitura Municipal teve objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico de Naviraí, priorizando ações que beneficiassem pequenos negócios e microempreendedores na cidade e no campo. Durante os 24 meses de duração do programa, diversas iniciativas foram implementadas, abrangendo desde a Agricultura Familiar, MEIs até a capacitação de atuais e futuros empreendedores. Essa abordagem holística visou não apenas o crescimento econômico, mas também a promoção da inclusão social e o fortalecimento da identidade local.
Entre as ações destacadas no relatório, a criação da Sala do Empreendedor Rural se sobressai como um espaço dedicado ao atendimento e suporte aos empreendedores do campo. Além disso, a Feira do Galo foi criada pela gestão atual do Governo de Naviraí, resgatando as tradições das feiras de rua e promovendo a comercialização de produtos locais oriundos da agricultura familiar. Além de fomentar a economia local, essas iniciativas também fortaleceram os laços comunitários, incentivando a participação ativa da população.
Outro projeto significativo foi o Recicla Verdinho, que possibilitou que estudantes da Rede Municipal trocassem materiais recicláveis por moeda social, a qual pode ser utilizada para a compra de alimentos saudáveis na Feira do Galo. Essa iniciativa não só promoveu a conscientização ambiental, mas também incentivou hábitos de consumo saudável entre os estudantes, contribuindo para uma educação mais sustentável e responsável.
Por meio do diálogo com diversos interlocutores do município através de Oficinas de Planejamento Participativo e análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae-MS, foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento visa nortear a execução do PDE em Naviraí com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, além de aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança.
Durante a execução do Cidade Empreendedora foram mais de 500 capacitações e cursos de formação de renda gratuitos através dos parceiros que possibilitaram e despertaram o empreendedorismo em naviraienses de todas as idades e em todos os segmentos da economia. O município ganhou também a modernização de sua Sala do Empreendedor (ganhador de dois Selos de Qualidade de Atendimento) através de novos equipamentos e enriquecimento das modalidades de serviços prestados o que garantiu uma média de 750 atendimentos mensais aos MEIs. Foi realizada a Semana do MEI, Dia da Oportunidade e “Feirinhas” do Empreendedor onde a economia criativa familiar pode expor e comercializar os produtos “Feito em casa” como doces, queijos, artesanatos, cosméticos e bijuterias.
O sucesso do Programa Cidade Empreendedora em Naviraí durante os 24 meses de execução, também foi consolidado por meio de diversas oficinas e cursos de capacitação, que visavam melhorar a empregabilidade e a produtividade nas empresas locais. A reativação do Conselho Municipal de Turismo e a promoção de compras públicas também foram ações fundamentais para o desenvolvimento do município. Ao final do programa, ficou evidente que as iniciativas implementadas não apenas fortaleceram a economia local, mas também criaram um ambiente propício para o surgimento de novas oportunidades de trabalho e renda, consolidando o Programa Cidade Empreendedora como um marco na história de Naviraí.