Patrulha Mecanizada da Prefeitura de Naviraí atende e auxilia a agricultura familiar

9 de junho de 2022
    - Desenvolvimento Econômico

Através da Gerência de Desenvolvimento Econômico, a Prefeitura de Naviraí coloca em prática atualmente um pacote de benefícios em prol dos pequenos agricultores do município. Incluído neste pacote está a patrulha mecanizada, que vem prestando serviços e beneficiando a agricultura familiar. Para garantir a alimentação animal de pequenas propriedades a silagem é uma das alternativas, e para auxiliar a agricultura familiar a patrulha mecanizada se torna fundamental.

Patrulha mecanizada da Prefeitura de Naviraí sendo utilizada no preparo de silagem que servirá de alimentação para o gado leiteiro do agricultor familiar (Foto: Júlio Fernando)

Atualmente 34 produtores de leite no município estão sendo atendidos pela Gerência de Desenvolvimento Econômico – por intermédio do Núcleo de Infraestrutura Rural – no preparo correto da silagem com orientação técnica e a utilização da patrulha mecanizada. Um dos agricultores atendidos é Antônio Pereira de Carli, agricultor familiar que gera dois empregos diretos em uma área de três hectares localizada na antiga Fazenda Oriente, nas proximidades do Parque de Exposições. Para ele, a patrulha mecanizada proporciona ganho de tempo e qualidade no serviço que é executado.

O agricultor familiar Antônio Pereira de Carli (dir.) recebendo atendimento técnico do Núcleo Municipal de Infraestrutura Rural (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

“Sem o auxílio da patrulha mecanizada da Prefeitura nós levaríamos cerca de 60 dias para executar o que é feito em 1 (um) dia utilizando a mecanização agrícola. Fazíamos silagem ensacada, de forma manual que consumia muito nosso tempo, envolvendo eu e mais duas pessoas que prestam serviço na propriedade. A silagem é imprescindível para a criação dos animais nas pequenas propriedades, como é o nosso casso”, diz se referindo as 50 cabeças de reses, entre vacas e bezerros da raça Jersey, que cria em sua chácara. A silagem é preparada com auxílio de um trator, uma forrageira e uma carreta basculante que fazem parte da patrulha Mecanizada do município.

A silagem preparada com o auxílio da patrulha mecanizada pode proporcionar aumento de até 50% na produção de leite da propriedade (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Tendo na produção de leite a principal fonte de renda, Antônio Pereira de Carli produz atualmente 200 litros de leite por dia. Utilizando a silagem, espera chegar a 300 litros/dia, o que equivale a um incremento de 50% na produção. Para ele, a atual gestão da Prefeitura de Naviraí está no caminho certo ao dar uma atenção especial para a agricultura familiar.

“Sem o acompanhamento técnico e o auxílio da patrulha mecanizada do município, a agricultura familiar se tornaria absolutamente inviável e iríamos praticamente produzir para nossa subsistência. É o existir e o não existir… simples assim. De um ano e meio para cá, sempre que precisamos estamos sendo atendidos com a patrulha mecanizada, desde o preparo do solo até o armazenamento da silagem. Esse apoio é fundamental e tenho que agradecer a Administração atual, a equipe da Gerência de Desenvolvimento Econômico e do Núcleo de Infraestrutura Rural”, finaliza o agricultor familiar.

“De um ano e meio para cá, sempre que precisamos estamos sendo atendidos desde o preparo do solo até o armazenamento da silagem”, relata o agricultor familiar (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Com o acompanhamento técnico, o capim cultivado na propriedade pode ser colhido até três vezes ao ano, com intervalo de 100 a 120 dias, o que garante alimento o ano todo ao rebanho leiteiro. Atualmente a Prefeitura de Naviraí atende mais de 200 pequenos produtores das áreas rurais do município, incluindo hortifrutigranjeiros, sítios e sitiocas. Entre eles estão os 113 pequenos produtores do Assentamento Juncal, 34 famílias do Distrito Verde e 63 famílias cadastradas do Alto da Mata que são atendidas pela Prefeitura via associação.