Oficina Ortopédica Itinerante vem a Naviraí no início de agosto

A Prefeitura de Naviraí por meio da Gerência de Saúde estará recebendo a Oficina Ortopédica Itinerante para atendimento a pessoas com deficiência previamente inseridas no sistema entre os dias 03 a 07/08 e as que solicitaram equipamentos  na Oficina Itinerante ocorrida em março deste ano .

O Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da APAE de Campo Grande/MS faz parte do “Programa Viver sem Limites” do Ministério da Saúde em parceria com Estados e Municípios promovem o acesso do cidadão às órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

No conjunto desses serviços é disposto também a Oficina Itinerante, sendo este uma unidade móvel que percorre todas as regiões do Estado do Mato Grosso do Sul e em Naviraí com apoio da Prefeitura e Gerência de Saúde já atendeu mais de 600 pacientes com esses equipamentos.

Ressalta-se que a importância desse trabalho é poder ofertar mais independência e dignidade com esses equipamentos as pessoas com deficiência que na maioria tem dificuldades de locomoção, nesse contexto a oficina consegue chegar mais próximo dos usuários do SUS garantindo o principio da equidade,  diminuindo assim as barreiras de acesso para que esse indivíduo seja atendido de forma integral.

O serviço oferece a dispensação, confecção de adaptação e de manutenção de órtese, prótese, variados modelos de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, calçados ortopédicos, bengalas articuladas, botas ortopédicas   e demais meios auxiliares de locomoção, instrumentos esses  auxiliam as pessoas com deficiência a desempenharem suas atividades, melhorando as funções motoras, auditivas e visuais.

O atendimento é realizado de forma individualizada e qualificada, por uma equipe multiprofissional responsável pelo acompanhamento conforme propõe o programa de reabilitação, de forma a atender às necessidades e especificidades de cada pessoa e acontecem em duas etapas. Na primeira etapa, sendo duas semanas que antecede a Oficina os pacientes são atendidos por profissionais da Saúde do município, assistente social, fisioterapeuta ou médico e esses são agendados no SISREG. Na segunda etapa  os pacientes são avaliados pelos técnicos fisioterapeuta e/ou protético do CER/APAE de Campo Grande para posterior concessão dos equipamentos solicitados, Os produtos ortopédicos são  confeccionados pela Oficina Ortopédica do CER. Ressaltando que só poderão ser atendidos os pacientes que tiverem agendados com antecedência no SISREG.  Toda a rede pública colabora informando a necessidade desses equipamentos.

São 48 vagas ofertadas para atender Naviraí e Microrregião, (Mundo Novo, Itaquiraí, Eldorado, Juti, Iguatemi e Japorã). Para ter acesso ao serviço ofertado pela Oficina Ortopédica, o cidadão deve procurar a Gerência Municipal  de Saúde, falar com assistente social Andrelice ou no telefone 3924-4078/3924-4067 para se informar sobre o atendimento e os serviços disponíveis.