Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da Prefeitura de Naviraí se torna referência na região

6 de julho de 2022
    - Educação

O Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NUESI), criado em 2021 pela atual gestão da Prefeitura de Naviraí através da Gerência de Educação e Cultura, vem se tornando referência na região sobre o atendimento de alunos com deficiência ou necessidades educacionais específicas. A equipe também presta orientações aos coordenadores, professores e familiares sobre o processo de inclusão dos estudantes da educação infantil, Ensino fundamental das séries iniciais e finais.

Prefeita acompanha evolução do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva, implantado pela atual gestão (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Nesta terça-feira (06/07), a Chefe do Poder Executivo e a gerente de Educação estiveram no Núcleo de Educação Especial, que está instalado na Seleta em um espaço composto de 10 salas, onde os alunos de 04 a 16 anos de idade são atendidos por professores capacitados para aulas de Libras, Braile, acompanhamento e apoio aos estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A estrutura física do NUESI é composta por sala multifuncional, sala de psicomotrocidade, sala de Atendimento Educacional Especializado (A.E.E) e sala de tecnologia com dezenas de computadores adquiridos pela atual Gestão para auxiliar o aprendizado dos alunos. A equipe técnica é composta por Professores, Psicopedagoga, Psicóloga, Psicomotrista (professor de Educação Física) e Assistentes de Apoio Pedagógico Escolar (AAPE).

Sala de tecnologia com dezenas de computadores adquiridos pela atual Gestão para auxiliar no aprendizado dos alunos (Júnior Lopes/ Assessoria)

Além desta equipe que atende alunos e pais no NUESI, por determinação da prefeita nas escolas da Rede Municipal de Ensino há 65 professores e 86 Assistentes de Apoio Pedagógico Escolar que prestam acompanhamento aos alunos com laudos. A Gerência de Educação tem investido na formação continuada e capacitação dos professores da Rede Municipal de Ensino sobre Educação Inclusiva, compromisso da atual da Administração Municipal em Naviraí.