22°
| Sábado
12 de abril de 2025

Naviraí sedia curso de atualização de regras do futsal promovido pela Fundesporte e apoio da Gerel

Naviraí sedia curso de atualização de regras do futsal promovido pela Fundesporte e apoio da Gerel
  • Redação:
    Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    10 de abril de 2025
  • Orgãos Municipais:
    - Esporte e Lazer

A cidade de Naviraí recebeu o curso de atualização de regras do futsal, promovido pela UCAPES (Unidade de Capacitação Esportiva), da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

A capacitação, ocorrida de 04 a 06 de abril, teve como foco a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos sobre fundamentos técnicos, regras de jogo, sinalização de arbitragem, interpretação das normas, termos específicos da modalidade e orientações práticas para o trabalho da equipe de arbitragem durante as partidas.

Responsável por ministrar o curso, o professor Márcio Aparecido Alves, especialista em futsal e docente de Educação Física, destacou os avanços obtidos ao longo da formação.
“Acredito que alcançamos nosso objetivo de capacitar e atualizar os árbitros, conforme proposto pela gestão. Trabalhamos as regras, interpretações e recomendações do livro de 2025, utilizando uma linguagem acessível. A turma foi bastante participativa, com destaque para os acadêmicos iniciantes de Educação Física, já demonstrando grande interesse em aprender mais”, pontuou.

professora Amanda Gabriele Milani, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), enfatizou a relevância da iniciativa para a região.

“Fiquei muito satisfeita com essa preocupação em trazer o curso para Naviraí. A qualificação dos árbitros é fundamental para valorizar ainda mais o futsal, que é uma paixão nacional. O caráter teórico-prático foi essencial para compreendermos a aplicação real das regras. Muitas vezes, ao ler o livro de regras, não conseguimos visualizar como aquilo se traduz em quadra”, observou.

Ela também ressaltou a importância da metodologia adotada:

“Quando o professor conduz o curso com pausas e simulações de situações inesperadas, conseguimos discutir e entender como as regras realmente se aplicam. Foi um curso denso, exigente, mas extremamente gratificante. Investir em formação continuada é investir na qualidade profissional.”

Já o professor de Educação Física e árbitro de futsal Claudemir Simões, de Naviraí, elogiou a abordagem prática da capacitação:

“Parabenizo toda a equipe pelo curso. Ele foi além da teoria, mostrando como transformar as regras do futsal em linguagem corporal e de expressão, acessível aos jogadores. Um curso que realmente ensina os árbitros a falarem a língua do jogo. Foi muito proveitoso e bem conduzido.”

A formação contou com carga horária de 20 horas e emissão de certificado aos participantes.

O gerente de Esporte e Lazer (Gerel) da Prefeitura de Naviraí, Kerginaldo Miranda (Kejão) reiterou que iniciativas deste porte sempre contarão com o apoio do Município. “Aliás, estamos pleiteando que mais capacitações sejam realizadas em nosso município como forma de qualificar nossos desportistas profissionais”, argumentou o gerente municipal.

Bel Manvailer, Comunicação Fundesporte
Foto: Ivana Dezen, Comunicação Fundesporte