12°
| Quarta-feira
28 de maio de 2025

Naviraí receberá o Governo do Estado e prefeitos de 6 municípios na 4ª etapa do MS Ativo

Naviraí vai sediar na quarta-feira da semana que vem (04-06), a agenda do MS Ativo – Municipalismo 2025. A caravana do programa regional chegará ao Sul do Estado para atender, além de Naviraí, os municípios de Deodápolis, Glória de Dourados, Itaquiraí, Jateí, Juti e Nova Alvorada do Sul.

A Administração Municipal, através das gerências municipais, está alinhando o apoio institucional à realização do 4º encontro do MS Ativo, que terá como palco a sede da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Naviraí, localizada no prolongamento da Avenida Campo Grande, saída para Ivinhema.

O MS Ativo, instrumento de gestão pública implantado pelo Governo de Mato Grosso do Sul busca cada vez mais, se conectar aos municípios. A iniciativa aproxima prefeitos, vereadores e equipes técnicas da estrutura governamental para alinhar projetos, políticas públicas e metas prioritárias.

O programa, apontado como símbolo da gestão cooperativa entre Estado e municípios, visa promover a escuta ativa, sugerir soluções conjuntas e apoio técnico contínuo. Para isso, a programação envolve painéis técnicos, oficinas setoriais e apresentação dos instrumentos de planejamento do Governo.

Informações da Governadoria do Estado apontam que o objetivo é alinhar a elaboração dos novos Planos Plurianuais Municipais (PPA 2026–2029) e os Contratos de Gestão, documentos que direcionam recursos e ações com foco na melhoria de indicadores nas áreas de saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico.

“O MS Ativo é mais do que um seminário — é uma ação concreta de governo que compartilha ferramentas, estrutura técnica e visão estratégica com quem está na ponta” – Vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa – Barbosinha, durante o MS Ativo realizado na segunda-feira (26), em Campo Grande. ©Max Arantes/Casa Civil

 

Cooperação

Esta área é dedicada às prefeituras capacitadas no programa MS Ativo Municipalismo, que fortalece a parceria entre o governo estadual e os municípios para o desenvolvimento regional.

A cooperação entre estado e município é essencial, permitindo que as prefeituras recebam apoio para implementar políticas públicas, projetos e programas locais. O governo estadual oferece capacitação, recursos e orientação técnica. Os municípios são capacitados para gerir recursos, desenvolver projetos inovadores e promover o desenvolvimento sustentável, alinhados aos objetivos do estado, garantindo o crescimento econômico e social de Mato Grosso do Sul.

Demandas

As demandas no programa MS Ativo Municipalismo referem-se às necessidades e solicitações das prefeituras municipais que participam do programa. Essas demandas são identificadas pelas prefeituras e apresentadas ao governo estadual, que então trabalha em conjunto com os municípios para atender a essas necessidades de forma eficiente e eficaz, visando melhorar a qualidade de vida da população de Mato Grosso do Sul.

Governo de Naviraí:

“O MS Ativo em Naviraí será um dos momentos mais importantes do ano para nosso município. Temos a expectativa de que além das presenças de secretários de Estado, tenhamos também as participações do ilustre governador Eduardo Riedel e do vice-governador José Carlos, o Barbosinha. Nesta oportunidade, além de acessarmos os instrumentos técnicos proporcionados pelo governo estadual, teremos a grande oportunidade de apresentar as principais demandas de Naviraí, as reivindicações coletivas que são prioridades definidas por nossa gestão com a participação da Câmara de Vereadores, que permitirão avanços em prol da população e desenvolvimento do município. Também será oportunidade para agradecermos ao Governo do Estado as melhorias que já têm proporcionado às famílias naviraienses”, resumiu o prefeito Rodrigo Sacuno.

 

Foto do Destaque: MS Ativo realizado segunda-feira (26-05), em Campo Grande. ©Max Arantes/Casa Civil