Naviraí promoveu a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
- Redação:Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:22 de setembro de 2023
- Orgãos Municipais:- Assistência Social
- Compartilhe!
A V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizada em Naviraí nesta quinta-feira (21/09), no plenário da Câmara Municipal. Com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”, o evento foi organizado pelo CMDPD – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e pela Prefeitura Municipal, por meio da Gerência de Assistência Social.
A realização da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Naviraí demonstra o compromisso das autoridades locais em promover a inclusão e garantir o respeito aos direitos desses indivíduos. A parceria entre o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura Municipal, por meio da Gerência de Assistência Social, proporcionou um evento completo, com uma programação diversificada que estimulou a reflexão e discussão de questões relevantes.
A conferência apresentou palestras, debates, estudos dos eixos, leitura e aprovação do regimento interno, além da eleição dos delegados. Foram debatidos cinco eixos que abordaram os seguintes temas: Eixo I: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; Eixo II: Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Eixo III: Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; Eixo IV: Cidadania e Acessibilidade; Eixo V: Os desafios para a comunicação universal.
Para a prefeita Rhaiza Matos, a realização da conferência é importante para que políticas públicas cada vez maios eficientes sejam implementadas. “Juntos, poder público e a sociedade, podemos tornar nosso município, estado e país cada vez mais inclusivos, valorizando e respeitando a diversidade, para que as pessoas com deficiência possam estar em todos os lugares e ocupando todos os espaços”, disse a Chefe do Executivo Municipal.
O presidente do CMDPD – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Frederick Fobart Araújo, relatou que o evento alcançou os objetivos. “É sempre importante e necessário que a sociedade se una em prol das temáticas voltadas para as pessoas com deficiência”, afirmou.
A Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, destacou que “Precisamos nós, pessoas com deficiência, sermos os primeiros a serem ativos nessas proposições a garantias dos nossos direitos, buscando cada dia os nossos espaços. Quando que o poder público vai saber quais políticas públicas implementar? Com a nossa participação, seja no conselho, seja na comunidade e em todos os lugares”, concluiu.