Naviraí mobiliza a sociedade para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com foco também na Violência Digital.
-
Redação:Assessoria de Imprensa
-
Publicação:19 de novembro de 2025
-
Orgãos Municipais: - Assistência Social- Políticas Públicas para Mulheres
-
Compartilhe!
A Prefeitura Municipal de Naviraí, por meio da Gerência de Assistência Social, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), deu início às ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma campanha internacional que busca conscientizar, sensibilizar e mobilizar a sociedade para prevenir e combater todas as formas de violência contra mulheres e meninas.
O objetivo é estimular, promover, fortalecer as redes de atendimento, incentivar denúncias e ampliar a consciência social, ressalta a Coordenadora das Políticas Públicas para as Mulheres de Naviraí Naiza Capuci Sacuno.
A vice-prefeita e também Gerente de Assistência Social, Maria Telma Minari, chama a atenção para a Violência Digital, destacando que esse é um dos principais desafios contemporâneos, especialmente para mulheres e meninas. Durante os 21 Dias de Ativismo, Naviraí reforça a importância do enfrentamento a esse tipo de agressão, que cresce de forma acelerada no mundo e afeta diretamente adolescentes e mulheres jovens. Segundo Maria Telma, “é fundamental que toda a sociedade compreenda que a violência digital também é violência de gênero, provoca danos profundos e precisa ser combatida com informação, acolhimento e denúncia”.
Qualquer tipo de divulgação ou ameaça de divulgação de imagens íntimas, exposição pública sem consentimento, perseguição virtual (stalking), aliciamento de meninas e adolescentes por meio de aplicativos entre outros é CRIME.
O prefeito Rodrigo Massuo Sacuno reforça o comprometimento da gestão municipal com a prevenção e o enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres e meninas. Ele destaca: “Essas formas de violência causam danos emocionais, psicológicos e sociais profundos, podendo resultar em isolamento, sofrimento extremo e até risco de violência física. Frente a isso, Naviraí reforça que a violência digital é crime e deve ser denunciada.
O CRAM, a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) e o PROMUSE atuam de forma integrada para garantir acolhimento, orientação e proteção às vítimas de violência, incluindo violência digital. Os principais canais de denúncia são:
- 180 – Central de Atendimento à Mulher
- Ministério Público
- Delegacias Online da Polícia Civil (para denúncias de crimes digitais, ameaças, perseguição, vazamento de imagens e outras violações)
Naviraí reforça seu compromisso de manter ações permanentes de prevenção e enfrentamento à violência, fortalecendo o trabalho intersetorial e ampliando o acesso das mulheres à informação, acolhimento e proteção.
