NAVIRAÍ: mais de R$ 15 milhões em dívidas vencidas foram deixadas pela gestão anterior

NAVIRAÍ: mais de R$ 15 milhões em dívidas vencidas foram deixadas pela gestão anterior
  • Redação:
    Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    8 de janeiro de 2025
  • Orgãos Municipais:
    - Gabinete do Prefeito

O prefeito de Naviraí Rodrigo Sacuno (PL) e a vice-prefeita Telma Minari (União Brasil) confirmaram, em entrevista coletiva à imprensa local e regional na manhã de hoje (08-01), que a atual Administração Municipal herdou uma enorme dívida, superior a R$ 15 milhões, deixadas pela gestão anterior.

“Somente de contas vencidas em dezembro, resultantes de aquisições de produtos ou de serviços prestados, portanto, dívidas junto à fornecedores que devem ser pagas exclusivamente com recursos de receita própria do Município, são R$ 8.247.452,42”, informou o prefeito Rodrigo.

“A retenção na folha de pagamentos de valores que foram descontados dos servidores, mas não repassados aos bancos, relativos aos consignados, Cassems e INSS somam uma dívida de R$ 5.491.560,42. Identificamos também a despesa com a Previdência vencida em dezembro não paga e nem empenhada, sendo mais R$ 3.490.000,00. O total de dívidas é de R$ 17.229.012,84”, anunciou o Chefe do Executivo.

De acordo com o relatório apresentado pela Gerência de Finanças e lido pelo prefeito Sacuno, existe de saldo em bancos apenas R$ 2.206.926,53. Portanto, o rombo deixado pela gestão anterior é de R$ 15.022.086,31.

A falta de repasse às agências bancárias dos valores descontados dos salários dos servidores para pagamentos dos consignados, Cassems e INSS assustou a atual Administração. “Isso mostra a total irresponsabilidade, falta de gestão. É algo muito grave porque foi descontado e não foi pago”, declarou o prefeito. Aliás, como vereador eu vinha debatendo muito esta questão”, lembrou Sacuno.

Prefeito Rodrigo Sacuno concede entrevista coletiva à imprensa de Naviraí e da região. ©Roney Minella/PMN

 

O novo Governo de Naviraí informou que vai discutir com todas as gerências e ordenadores de despesas, como fazer para quitar as dívidas e já determinou a diminuição de despesas e de economias em todos os setores.

“Neste momento, pedimos compreensão da população e a paciência. Com pulso firme vamos resgatar o crédito da Administração. Estávamos planejando algumas nomeações, mas, não vamos conseguir fazer tendo em vista a falta de dinheiro, o que nos preocupa muito. Faremos nomeações somente necessárias. Não vamos parar de rodar a máquina pública, todavia, para não ocorrer situação prejudicial à população, vamos conduzir as decisões com cautela e muita responsabilidade”, frisou Rodrigo Sacuno.

A existência de 24 ônibus escolares e apenas 4 deles em condições de uso, e de uma motoniveladora ano 2022 que está em cima de um toco, sem pneus e com problemas mecânicos, foram situações críticas citadas para mostrar desmandos e falta de gestão que vinha ocorrendo no município.

Diante do relatório inicial divulgado à imprensa, Rodrigo Sacuno informou que já convidou o Ministério Público Estadual para acompanhar os levantamentos que estão em andamento. Ele não descartou a possibilidade de acionar o Tribunal de Constas de Mato Grosso do Sul e de realizar uma auditoria para levar a verdade à população de como está a situação do Município de Naviraí.

 

“Divulgaram mentiras até o último dia 31 de dezembro. Mas, estamos trazendo a verdade com transparência que a população precisa saber”, disse o prefeito que finalizou respondendo perguntas de repórteres e jornalistas presentes e agradeceu a presença dos vereadores, Éderson Dutra – Neninha, Márcio Araguaia, Giovana Silvério, Sara do Castelão e Murilo Matos.

Na sequência, a entrevista coletiva ficou a cargo dos gerentes de Saúde, de Meio Ambiente e da vice-prefeita Telma Minari (Gerente de Assistência Social), onde cada um abordou informações precisas sobre o funcionamento de suas pastas e reiteraram a disposição de melhorar os serviços prestados à população naviraiense.

CONFIRA A ENTREVISTA COLETIVA NA ÍNTEGRA

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