Naviraí inicia Programa Envelhecer nos Territórios

happy senior patient with friendly female nurse
-
Redação:Assessoria de Imprensa
-
Publicação:25 de março de 2026
-
Orgãos Municipais: - Assistência Social
-
Compartilhe!
O projeto Envelhecer nos Territórios começa a ser desenvolvido no município de Naviraí, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A ação considera o crescimento da população idosa e a necessidade de ampliação e fortalecimento das políticas públicas e da rede de proteção à pessoa idosa para garantir o envelhecimento com qualidade. O programa é uma ação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), instituído em 2023, e tem como objetivo promover o direito de envelhecer e garantir os direitos humanos das pessoas idosas no Brasil.
O Envelhecer nos Territórios conta com o apoio da Prefeitura Municipal e se propõe a atuar articuladamente com as gerências municipais e órgãos afins, ampliando a capacidade técnica e institucional da gestão pública para responder aos desafios do envelhecimento populacional, combater a violência e fortalecer o pacto local pelos direitos humanos, equidade geracional e o envelhecimento digno.
O projeto inicia suas atividades nesta semana, com os agentes de direitos humanos da pessoa idosa, formados pelo projeto, realizando visitas nos domicílios para a identificação de possíveis violações de direitos. Vale ressaltar que foi do deputado Geraldo Resende o recurso para a construção do Centro de Convivência do Idoso (CCI Maria do Céu), estrutura que é modelo entre os municípios do estado. O projeto vem ao encontro de uma das prioridades da atual gestão: cuidar do idoso, respeitando a sua história.
