Naviraí está cada vez mais se consolidando como pólo regional de educação

Na tarde desta quinta-feira (04), na sede da Copasul, foi realizada a cerimônia de assinatura da escritura pública de desapropriação em que o Município de Naviraí, representado pelo prefeito José Izauri de Macedo, desapropriou uma área de 43 hectares da Fazenda Santa Rosa de propriedade da Cia Mate Laranjeira (rodovia MS 141/Ivinhema), dos sócios Raul Francisco Mendes Prates e Paulo Pacheco Fernandes, que compareceram na sede da Copasul para formalização do ato.

A Copasul, representada pelo Presidente Gervásio Kamitani, e Everaldo Jorge dos Reis (Diretor Secretário), assinaram também a escritura pública de desapropriação, tendo em vista que a Copasul, é o garantidor fiduciário da área. Com a desapropriação prefeitura fará o projeto de lei de doação para que os senhores vereadores possam analisar e aprovar, e em seguida doará essa área ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), conforme está averbado na referida escritura pública.

Vale destacar o empenho e dedicação do prefeito Dr. Izauri Macedo, que juntamente com o produtor rural e empresário Nelson Antonini, estiveram imbuídos, durante vários meses para concretizar essa desapropriação, dialogando com a Diretoria da Copasul e com os proprietários da área.

Esta área será destinada para a implantação da fazenda-escola do IFMS, para aula prática e pesquisa do curso de Agronomia que iniciou no ano de 2018/2019, uma vez que um dos compromissos do prefeito Dr Izauri é consolidar Naviraí como polo universitário, fato que já vem acontecendo.

Um dos sócios proprietários da Cia Mate Laranjeira, senhor Raul Francisco Mendes Prates disse que o desmembramento de sua propriedade, só foi possível por acreditar na atual administração do município, e em especial da Cooperativa Sul Matogrossense (Copasul), que quer ver o avanço educacional especialmente na área da agronomia.

Gervásio Kamitani presidente da Copasul e seu vice-presidente Nelson Antonini afirmaram que essa ação contou com a participação de todos os cooperados, que com certeza querem ver o crescimento do município, principalmente quando se trata de educação.

Para o prefeito Dr. Izauri é mais um sonho concretizado que faz parte do seu plano de governo. “Quero agradecer aos proprietários da Cia Mate Laranjeira, senhor Raul e Paulo, pela compreensão e parceria nessa empreitada tão significativa para a população, quero também de uma forma muito especial agradecer a toda a diretoria da Copasul, na pessoa de seu presidente Gervasio Kamitani e de todos os cooperados, que entenderam nossa proposta e se dispuseram a participar desta desapropriação, que é de suma importância para o crescimento educacional de Naviraí”. Destacou o prefeito.