27°
| Sábado
11 de janeiro de 2025

Naviraí encerra ações dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra Mulher

Naviraí encerra ações dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra Mulher
  • Redação:
    Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    14 de dezembro de 2021
  • Orgãos Municipais:
    - Assistência Social

A Prefeitura de Naviraí e a Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e do Centro de Referência de Atendimento à  Mulher encerraram, com a palestra do Policial Militar, Coordenador no Promuse Eliciel Freire de Salles, a “Campanha 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulher”.

 

A palestra foi apresentada às mulheres atendidas no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), abordando o tema:  Relacionamentos abusivos e a sua forma de violência Silenciosa. Durante toda a campanha, iniciada dia 17 de novembro passado, foram realizadas

uma série de ações não só de divulgação da campanha, mas, sobretudo de alerta e conscientização. A abertura foi com a palestra na  Casa da Amizade com as integrantes da entidade, com o tema: “Violência contra  Mulher e seu Impacto na Sociedade”.

imagem: Ativismo pelo fim da Violência contra Mulher, 2021 - Assessoria de Imprensa

Orientações e conscientizações para os técnicos da Assistência Social sobre os tipos de violência e como e onde fazer as denúncia. Estas recomendações foram abordadas através de lives com os temas: Redes de Proteção às Mulheres, Diferentes realidades; e O papel dos órgãos investigadores e Legislações para a proteção e combate da violência contra mulher.

 

A Coordenadora de Políticas Públicas para  as Mulheres de Naviraí, psicóloga Leila Matos, enfatiza a importância da sociedade na luta do enfrentamento da violência contra a mulher. “É preciso abraçar a causa, lutar pelos direitos das mulheres, prevenindo e denunciando os casos de abuso e violência contra a mulher”, reforça Leila Matos.

 

“Ajudar a defender e fazer a denúncia de violência sofrida por mulher é dever de todo cidadão”, reitera a gerente de Assistência Social Lucinéia Pulquério Franciscatti. Contudo, ela enfatiza a importância de todos terem conhecimento  sobre como funciona a violência e como ajudar essas mulheres saírem de um ciclo de violência.

 

DENÚNCIAS

 

A denúncia de violência doméstica pode ser feita na Delegacia de Polícia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligando para o 180), serviço da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país, visando proteger e ajudar as mulheres a entenderem quais são seus direitos.

 

(Edição: Roney Minella – Jornalista DRT-MS 1432)

Pular para o conteúdo