33°
| Sábado
20 de setembro de 2025

Naviraí – Cultura e Tradição na 1ª Edição do Perifeirarte, Marcada por Evento Triplo

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Assistência Social, em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, realizou na última na noite de sexta-feira (19/09) um evento triplo. Uniu o encerramento da 1ª edição do Arena Comunitária Perifeirarte, a abertura da Jornada do Patrimônio do Mato Grosso do Sul – com apresentações artísticas e culturais sobre a erva-mate – e a Festa da Primavera (promovida pela Associação dos Feirantes), um dos mais importantes pontos de cultura e convivência do município. O evento, sediado na Praça do Bairro Harry Amorim, marcou também o 18º aniversário da tradicional Feira da Lua.

A iniciativa, que reforçou o objetivo do projeto Perifeirarte de levar arte, cidadania e cultura às comunidades da periferia, foi uma realização conjunta com o apoio de instituições como o IPHAN, a Fundação de Cultura de Naviraí, a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e a Gerência Municipal de Assistência Social (GEAS).

A programação da noite contou com uma rica oferta de gastronomia, artesanato e música ao vivo. Diversas manifestações artísticas reuniram a comunidade local, com apresentações de capoeira, danças, coral e poesia, parte do projeto Ciranda En’Arte, além de cantos indígenas que destacaram a importância da inclusão social e cultural.

Autoridades e representantes, como a Procuradora Geral do Município, Maria Monica Pizzatto (representando o prefeito Rodrigo Sacuno), a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Naiza Capuci Sacuno, a Superintendente de Cultura, Patricia Duarte, o Subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz e a técnica Ana Paula Ramaltes (representando a gerente de Assistência Social, Telma Minari), prestigiaram o evento.

A gestão “Compromisso com o Futuro” atua em diversas frentes, dando destaque ao fortalecimento da produção cultural local, que proporciona oportunidades de aprendizado e expressão para todos. As apresentações artísticas são fruto do trabalho dedicado da gestão, por meio do Ciranda En’Arte. Essas ações possibilitam que crianças e famílias, especialmente em situação de vulnerabilidade, tenham acesso a aulas gratuitas de balé, violão, teatro, street dance, jazz, mídias sociais, grafite, desenho, dança de salão, dança livre, expressão e movimento. Com isso, a adminsitração municipal fortalece a produção cultural e garante igualdade de acesso à arte, construindo um futuro mais promissor para nossa gente.

Fotos: Roni Silva /PMN