Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026

Obras de recapeamento avançam pela Rua Izeldino Lopes da Costa, via de acesso ao Pacolão, melhorando a mobilidade no Jardim Progresso. (Foto: Roni Silva/PMN)
-
Redação:Assessoria de Imprensa
-
Publicação:9 de janeiro de 2026
-
Orgãos Municipais: - Gabinete do Prefeito- Obras- Planejamento e Gestão Pública
-
Compartilhe!
Um dos bairros mais antigos do município recebe melhorias em um importante trajeto que interliga pontos relevantes da região e de grande fluxo de veículos. A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Obras, iniciou, nesta quinta-feira (08/01), as primeiras frentes de trabalho do Programa Municipal de Recuperação Asfáltica (PMRA) em ruas do bairro Jardim Progresso. Os trabalhos começaram pela Rua Izeldino Lopes da Costa (via de acesso ao Estádio Pacolão) e seguirão pela Rua Belarmino Francisco Umburanas, no sentido da Avenida Campo Grande.
No Jardim Progresso, ao longo da última década, determinadas ruas sofreram com a ausência de manutenção contínua e investimentos estruturais, o que resultou em um estado precário. Ao priorizar a recuperação destas ruas, a atual gestão fortalece seu compromisso de garantir aos moradores da região mobilidade urbana eficiente e de qualidade, investindo de forma organizada e planejada em obras que acompanhem o crescimento da cidade e garantam qualidade de vida para as próximas décadas.
De acordo com o projeto técnico das obras, custeadas com recursos próprios, estabelece a aplicação de 4.016,92 m² de novo asfalto em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um material de alta qualidade que assegurará maior durabilidade e resistência às ruas, evitando reparos constantes e reforçando, assim, a responsabilidade com o dinheiro público.
PLANEJAMENTO
O planejamento integrado realizado pela Gerência de Planejamento e Gestão Pública em conjunto com a Gerência de Obras foi o diferencial para fazer o programa garantir a execução das obras de forma eficiente, realizando levantamentos técnicos precisos, identificando os trechos com maior volume de tráfego e o estágio de desgaste das ruas, e assegurando que as intervenções tragam mais segurança, fluidez e agilidade à mobilidade urbana do bairro. “Conseguimos analisar o volume de tráfego e a logística, garantindo que a obra não seja isolada, mas parte de um trajeto que traga fluidez real para quem cruza o bairro”, explica Milena Feuser, Gerente de Planejamento e Gestão Pública.
O Gerente de Obras, Fabiano Costa, reforça: “Nosso trabalho segue um mapa de prioridades técnicas. O cronograma avança conforme a necessidade da engenharia, atendendo às ruas que ainda aguardavam essa intervenção de forma organizada”.
INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO
Para o prefeito Rodrigo Sacuno, o planejamento é a peça-chave para evitar erros e desperdícios. Ao determinar uma melhor organização das obras tecnicamente, a prefeitura conseguirá recuperar um número maior de ruas com eficiência.
“O planejamento elimina gastos desnecessários, garantindo que os recursos sejam investidos para recuperar o maior número de ruas possível. Uma cidade com infraestrutura organizada traz desenvolvimento e visibilidade”, pontuou o prefeito.
A administração municipal reforça que esta primeira fase de recuperação é apenas a primeira etapa do Programa Municipal de Recuperação Asfáltica. Além disso, a gestão já trabalha na viabilização de novos recursos e parcerias com o Governo do Estado para alcançar as demais vias do Jardim Progresso e outros bairros que fazem parte do plano macro de infraestrutura para 2026.












