Gerência de Saúde realizou treinamento com agentes de saúde na prevenção de acidentes com animais peçonhentos

26 de agosto de 2019
    - Saúde
    - Vigilância Sanitária

Foi realizado na última quinta-feira (22) e sexta-feira (23), no auditório do Centro de Educação Profissional Ramez Tebet um treinamento com os agentes de saúde de Naviraí e da microrregião para “Capacitação em Identificação, Diagnóstico e Tratamento em Acidentes com Animais Peçonhentos”.

O treinamento foi realizado por técnicos da secretária de saúde do estado altamente qualificado: Ministrantes Dr. Isaías Biólogo que há mais de vinte anos trabalha no centro e o Dr. Sandro Trindade, coordenador técnico, ambos integrantes do Centro de Vigilância Toxicológica, que tem unidade sede dentro do hospital regional Rosa Pedrosian em Campo Grande.

Essa capacitação é mais uma ação do compromisso do prefeito Dr. Izauri Macedo, que prima sempre o bem estar e segurança da população e de cada servidor público municipal.

Segundo o gerente de saúde Welligton Santussi, “o treinamento é pra ajudar os profissionais a identificar esses animais peçonhentos, e caso haja algum acidente, eles consigam identificar o tipo venenoso que este animal é, qual tipo de soro antiofídico a ser utilizado, e como se prevenir para evitar este tipo contratempo acidental que pode acarretar até mesmo na morte de quem sofrer algum tipo de picada.”. Disse o gerente.

Na quinta-feira (22), foi feito treinamento com os profissionais da Santa Casa, principalmente os que atuam no pronto socorro e internamento, já na sexta-feira (23), foram os agentes de saúde e profissionais da atenção básica e dos municípios da microrregião.

Com profissionais treinados e capacitados, diminuem as ocorrências e quando assim houver, elas de imediato serão tratadas dentro do perfil toxicológico de cada animal causador da lesão com medicamentos correto. Geralmente quando uma pessoa é picada por cobra ou escorpião, de pronto ela procura sua unidade básica para que possa ser atendida e consequentemente será verificada a necessidade do uso do soro para combater a ação do veneno injetado pela picada, pois o estoque do soro antiofídico está disponível na Santa Casa.

Hoje em Naviraí os casos de picadas por cobras ocorrem tanto na área urbana e rural e caso com escorpiões ainda não houve, a prevenção é o melhor remédio.