16°
| Sábado
17 de maio de 2025

GEMED de Naviraí apresenta o Plano Municipal da 1ª Infância válido para 10 anos

O Governo de Naviraí, através da Gerência Municipal de Educação e Cultura (GEMED), apresentou em Audiência Pública na noite desta quinta-feira (15-05), o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). O evento, no Plenário da Câmara de Vereadores reuniu representantes do Executivo, sendo integrantes da Educação, Assistência Social, Saúde, Esporte, Obras e Infraestrutura, e Comunicação; Ministério Público Estadual; e do Poder Legislativo, as vereadores Rosângela Sofa e Giovana Silvério.

Em Naviraí a proposta do Plano Municipal da 1ª Infância foi elaborada após inúmeras reuniões entre os diversos setores públicos do município e, durante a audiência, foi explicada minuciosamente pela Coordenadora da Creche etapa da Educação Infantil, Mestra Andréia Cristina de Sena Zucca, e pela Coordenadora da Pré-Escola, Dra. Fabiana Rodrigues dos Santos.

Ao apresentar as diretrizes para a gestão da Educação das crianças de 0 a 6 anos, Andréia Zucca e Fabiana Rodrigues afirmaram que o plano construído a várias mãos contempla a perspectiva do processo de desenvolvimento das ações e o aperfeiçoamento dessa Educação, e são voltados para a melhoria da qualidade de vida das crianças do município de Naviraí.

O Plano, inicialmente, instituiu a Comissão Municipal encarregada de coordenar e elaborar este documento oficial. E de acordo com a Lei Orgânica do Município, também teve a incumbência de definir as prioridades. “Destacamos a sensibilização das famílias no sentido da atenção à primeira infância, participando das ações voltadas à proteção e promoção dos direitos da criança, para que o desenvolvimento seja integral com fortalecimento dos vínculos familiares e promoção da parentalidade”, argumentaram as palestrantes.

O PMPI é crucial para a sociedade e o poder público, servindo como um guia para as futuras ações em prol dos direitos das crianças e, sobretudo, para nortear políticas públicas de desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. O Plano garante a articulação entre diferentes setores, estabelece metas e promove a integração destas políticas para a garantia da execução dos direitos da criança.

Apontado como ferramenta fundamental para enfrentar os desafios, permitindo que a cidade e a sociedade construam um cenário propício para o desenvolvimento infantil, o PMPI de Naviraí terá validade de 10 anos (de 2025 a 2035), com metas de curto, médio e longo prazo, sobretudo, através de uma abordagem humanizada, solidária e centrada na criança, definindo a perspectiva da ação governamental municipal em relação à infância, priorizando não só números, mas, sim, o real bem-estar e o desenvolvimento de cada criança.

Após participação do público presente e esclarecimentos de dúvidas, a audiência foi encerrada com sucesso. O próximo passo será a elaboração de mensagem do Executivo que encaminhará o PMPI ao Poder Legislativo para que seja analisado e aprovado em forma de Decreto.