21°
| Quinta-feira
8 de maio de 2025

GEMED apresenta e premia os alunos destaques do projeto “Game do Bairro”

Foi encerrada na manhã de hoje (07-05), no Anfiteatro da UEMS – Unidade Naviraí, a 3ª Edição do Game do Bairro, uma competição entre os estudantes da cidade, sobre a história de Naviraí.

 

O encerramento foi marcado pelas entregas dos certificados e premiação aos participantes, feitas pelo prefeito Rodrigo Sacuno, vice-prefeita Telma Minari, 1ª dama e coordenadora de políticas públicas para a Mulher, Naiza Capuci Sacuno, gerentes municipais André Santana (Educação), Deyler Avelar Pereira (Cultura) e Márcio Albino (Habitação), e representante da 8ª Coordenação Regional de Educação de MS.

Prefeito Rodrigo Sacuno destaca iniciativa do projeto “Game do Bairro” para conhecimento da história de Naviraí pela comunidade estudantil. ©Roni Silva/PMN

Durante o evento, o prefeito destacou a importância do projeto que conseguiu despertar o interesse dos alunos sobre a real história de criação, fundação e desenvolvimento do município de Naviraí. “Muitas vezes os alunos estudam a história de outros municípios, mas, este projeto incentiva nossos alunos conhecerem a realidade local e a história de seu município, por isso, tem nossa admiração e apoio incondicional”, pontuou Rodrigo Sacuno.

Professora Rosicléia Pulquério Garcia, coordenadora pedagógica da GEMED e do projeto “Game do Bairro”, que já antecipou e anunciou a 4ª edição do projeto. ©Roni Silva/PMN

As demais autoridades também elogiaram os alunos, coordenadores, professores e o apoio de parceiros na realização do projeto. Nesse ano, o Game do Bairro teve um diferencial – explica a coordenadora do projeto da GEMED, professora Rosicléia Pulquério Garcia – tivemos a honra de ter duas categorias: Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com as premiações para 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria e certificado de premiação para todos estudantes que participaram.

“O objetivo  do projeto oferecido com sugestão da Fundação Cultural de Naviraí é que os estudantes  de hoje sejam nossos futuros contadores da história de nossa cidade, além de estimular o protagonismo, e a pesquisa tanto através dos livros, Internet e entrevistando fundadores de Naviraí, dentre eles, filhos das primeiras  famílias que aqui se instalaram”, explica a coordenadora.

Rosi destaca que, pela primeira vez, este projeto tem uma parceria com as escolas estaduais e municipais, com a Gerência  Municipal  de Educação  e, principalmente, os apoios do prefeito  Rodrigo  Sacuno e da vice prefeita Telma Minari.

Superintendente de Cultura, Deyler Avelar Pereira. ©Roni Silva/PMN

Além da coordenação da professora Rosi da GEMED, o Game do Bairro conta com a organização e participação do Superintendente de Cultura, professor Deyler Pereira. “Essa é uma forma divertida de aprendermos um pouco da história de Naviraí. O projeto conta com uma banca avaliadora de pessoas que conhecem a história de nossa cidade., e esse ano o Game contou com mais de 27 estudantes  inscritos sendo um sucesso. Esperamos aprimorar ainda mais para a 4ª edição em 2026”, antecipou Rosi Pulquério.