Espetáculo Travessia presencial acontece de 20 a 23 de outubro em Naviraí
- Redação:Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:18 de outubro de 2021
- Orgãos Municipais:- Cultura
- Compartilhe!
-Produção teatral local será apresentada na cidade de Naviraí para o público infanto-juvenil de modo presencial. O palco do auditório da ACEN receberá o espetáculo Travessia, uma história narrada por Kuña, uma mulher que foge do seu quinta em busca do seu verdadeiro nome-
O Travessia foi contemplado no prêmio Funarte Descentrarte no ano de 2019 para criação de microssérie com três episódios, de mesmo nome, disponível no Youtube. E em 2020 contemplado na Lei Aldir Blanc – município de Naviraí para transposição do audiovisual para um espetáculo presencial destinado ao público infanto-juvenil.
“ O projeto inicial foi nomeado de terra sem mal, inspirado na cosmologia guarani da busca pela terra do bem viver, a criação inicial visou um espetáculo solo presencial, que devido a pandemia se transformou em microssérie de três episódios disponibilizada em nosso canal do Youtube; no ano seguinte se desdobrou em uma publicação de livro infantil pela Arrebol editora; e agora retoma sua forma originária em um espetáculo presencial”, afirma Mana Rodrigues, protagonista do espetáculo.
A TEMPORADA
A temporada de estreia do espetáculo Travessia ocorrerá na cidade de Naviraí/MS no anfiteatro da ACEN – Associação Comercial e Empresarial de Naviraí de 20 a 23 de outubro de 2021 com entrada gratuita. A estreia oficial será no dia 20, quarta-feira, as 19h para toda a comunidade. E de quarta-feira a sexta-feira serão disponibilizadas sessões para as escolas da rede pública do município, com sessões às 13h30 e às 16h. No sábado haverá a última sessão do espetáculo às 17h. “Pensamos com essa temporada atender o máximo de crianças e da comunidade externa conscientes dos protocolos de biossegurança, para esse movimento de retomada, além de ser um dos momentos mais esperados desde o início do processo criativo, que está no encontro da protagonista de nossa Travessia com as e os espectadores infanto-juvenis”, detalha Eduardo Gasperin diretor do espetáculo.
Mais sobre Travessia
O projeto inicialmente se intitulou terra sem mal – encenação para crianças e o seu ponto de partida foi a cosmovisão Guarani de Yvy Marae’y (Terra sem mal). O processo de criação composto por várias mãos, corpos e sentidos, desenharam cenicamente a travessia de uma mulher, que buscava seu verdadeiro nome e narrava toda sua trajetória ao ressignificar bambus, alguns metros de lona plástica preta e uma corda. Ao longo desse período o projeto sofreu alterações devido a CoVid-19 e ao início do período de isolamento social, assim, estreou em outubro de 2020 como uma microssérie, dividia em três episódios, disponível em canal próprio no Youtube – em Libras e Audiodescrição. Após a estreia em formato audiovisual, a equipe do projeto não se deu por vencida e plantaram juntas e juntos uma semente chamada esperança com o desejo de que ela florescesse em breve de modo presencial, ou seja, voltar ao projeto inicial de um espetáculo para o público infanto-juvenil. O brotar dessa semente levou aproximadamente um ano, e contou com a colaboração de artistas do estado de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo que compõem juntas e juntos Travessia.
SERVIÇO:
TRAVESSIA – ESPETÁCULO PRESENCIAL – 20 a 23 de outubro de 2021
INCENTIVO: Lei Federal Aldir Blanc nº 14.417 de 29 de junho de 2020, Fundação Cultural de
Naviraí, Fundação Nacional de Artes, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.LOCAL: Anfiteatro da ACEN – Associação Comercial e Empresarial de Naviraí
CANAIS DE COMUNICAÇÃO: facebook Travessia
[INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA]
EDUARDO GASPERIN