33°
| Quinta-feira
20 de fevereiro de 2025

Equipe do Hospital Municipal de Naviraí participa de evento nacional do projeto Lean nas Emergências

Equipe do Hospital Municipal de Naviraí participa de evento nacional do projeto Lean nas Emergências
  • Redação:
    Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    18 de fevereiro de 2025
  • Orgãos Municipais:
    - Saúde

O Diretor Executivo Hospitalar e parte da equipe de enfermeiros, responsáveis técnicos do Hospital Municipal de Naviraí representaram o município no GAPE – Gestão de Alta Performance em Urgência e Emergência do projeto Lean nas Emergências.

O evento, em São Paulo, reuniu representantes de vários hospitais a nível nacional, que assim como o HMN foram selecionados para participar do projeto e serão acompanhados por consultores dos hospitais que compõem o G6, que são os hospitais de excelência do ProadiSUS, sendo eles: Sírio Libanês, Albert Einstein, Hcor, Moinho dos Ventos, BP e Osvaldo Cruz.

O projeto Lean nas Emergências é o maior projeto de eficiência hospitalar do mundo e vem revolucionando a gestão de emergências em hospitais do Brasil afora.

Profissionais de saúde de todo o país participaram do evento de maior envergadura sobre eficiência hospitalar em emergências. ©Divulgação

 

“Durante o evento, vivenciamos momentos enriquecedores, com aprendizados sobre a metodologia Lean, simulações práticas e a oportunidade de fortalecer nosso networking com profissionais de alta performance e profissionais que também buscam a excelência” destaca a Enfermeira Danielly Mascarenhas, Coordenadora do NIR do HMN.

“Estamos motivados a aplicar os conhecimentos adquiridos para contribuir ainda mais com a melhoria do fluxo de pacientes e a eficiência hospitalar em nossa instituição”, afirma Ronaldo Chaves Neto, Diretor Executivo do HMN que liderou a equipe naviraiense no evento que ocorreu dias 14 e 15 de fevereiro.

 

O Coordenador de Enfermagem, Carlos Hernandes, observa que ao participar do GAPE o interesse é “pela melhoria contínua dos processos hospitalares, mudança da cultura dos profissionais, o que impactam positivamente em uma melhor assistência prestada aos nossos pacientes”.

As responsáveis técnicas pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Pronto Socorro dos HMN, enfermeiras Sara Caroline e Thaís Barizon confidenciaram estar felizes com a oportunidade. “Participar de um evento desse porte, com os melhores profissionais do país que são referência em melhoria de processos hospitalares, é motivo de satisfação, pois, superam nossas expectativas de aprendizado”.

 

PROJETO LEAN NAS EMERGÊNCIAS

O projeto Lean nas Emergências, realizado no âmbito do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS), busca implementar metodologias de gestão inspiradas no Lean Healthcare para otimizar os fluxos e processos em hospitais públicos no Brasil.

Seu principal propósito é reduzir superlotação, melhorar o tempo de atendimento e a qualidade do cuidado ao paciente, promovendo maior eficiência no uso dos recursos.

A metodologia operacional do projeto inclui diagnósticos situacionais, mapeamento de processos, definição de indicadores-chave e a aplicação de ferramentas Lean.

Além disso, equipes multiprofissionais recebem capacitação para promover mudanças sustentáveis, como reorganização de fluxos internos e adoção de práticas baseadas em evidências.

O impacto esperado inclui redução de desperdícios, aumento da produtividade, melhora da superlotação do pronto socorro, e redução do tempo de espera na porta dos hospitais, melhores desfechos para pacientes e instituições, além de uma assistência mais qualificada e humanizada.

Pular para o conteúdo