Educação entrega “Prêmio MPT na Escola” aos alunos vencedores da etapa local
- Redação:Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:4 de agosto de 2021
- Orgãos Municipais:- Educação
- Compartilhe!
Foram premiados 14 alunos classificados e 04 alunos que passaram para a fase estadual do concurso; solenidade na Câmara contou com a participação de autoridades do Executivo e do Legislativo
A Prefeitura de Naviraí através da Gerência Municipal de Educação e Cultura entregou, na manhã de hoje (04-08), os prêmios da etapa municipal do Projeto Resgate à Infância – Eixo Educação – A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (Prêmio MPT na Escola 2021).
A solenidade de premiação, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, reuniu os 14 alunos classificados na etapa municipal, os 04 classificados para a etapa estadual, professores que incentivaram seus alunos a participarem do projeto e lideranças do setor da Educação.
“Hoje é dia de festa. Este projeto mostra que criança que gosta de ler não é uma criança perdida. Vocês são alunos especiais e esta premiação comprova este diferencial. Sonhem e, acima de tudo, sejam felizes”, disse Tatiane Morch (foto à esquerda), em breve discurso de abertura do evento. Através de vídeo, a Procuradora do Ministério Público Trabalho de MS Cândice Aroso (responsável pelo MPT na Escola), deixou sua mensagem positiva e de agradecimentos aos participantes do projeto.
Os alunos Stéfany V. dos Santos Silva, Camilly Sanches Lopes, Maria Eloisa Morais dos Santos e Luiz Osmar Rosário Figueiredo foram convidados a apresentarem, no palco, seus trabalhos que garantiram a classificação para a etapa estadual do Prêmio MPT na Escola.
Após as apresentações ao vivo e aplausos da plateia, as premiações foram entregues pela prefeita Rhaiza Matos, gerentes de Educação Tatiane Morch e de Assistência Social Lucinéia Pulquério Franciscatti, vereadores Éderson Dutra (Presidente) e Simon Rogério de Freitas.
“As apresentações nos emocionaram. Os alunos souberam sintetizar através do desenho, da poesia, do conto e da música a proposta do projeto do Ministério Público do Trabalho que, junto com as escolas, atua no combate ao trabalho infantil. Nossa Administração estará sempre apoiando projetos dessa natureza, entendendo que a Educação é o melhor caminho para todas as nossas crianças, por isso, investimos bastante neste setor”, afirmou a prefeita Rhaiza Matos.
Antes de tudo vem a Educação. O trabalho tem o seu momento, e para conquistar o primeiro emprego, é preciso estar qualificado. Com estas consideração o presidente da Câmara, Éderson Dutra, falou do sucesso do resultado do projeto Prêmio MPT na Escola e pontuou: “Aqui, todos são vencedores”.
O ensino como meio de combate ao trabalho infantil também foi destacado pelo vereador Simon de Freitas, autor do projeto da Câmara Mirim, que incentiva a iniciação de alunos do ensino fundamental em discussões coletivas. Simon parabenizou todos os envolvidos no projeto “Prêmio MPT na Escola”
HISTÓRICO – O Projeto MTP na Escola 2021 teve início no mês de abril com com a inscrição de 22 professores de 5 escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), e foi dividido em dois grupos: Grupo 1 – 4º e 5º anos, e Grupo 2 – 6º, e 7º anos). Todos puderam concorrer nas categorias conto, desenho, música e poesia.
OS PREMIADOS
Categoria Conto (G-2): Dominique Karoline O. da Silva (Escola José Carlos da Silva), Stéfany Vitória dos Santos Silva e Nayara Munique Marquete (Escola Odércio de Matos), Beatriz do Canto Oliveira (Escola Milton Dias Porto), e Renan dos Santos (Escola Marechal Rondon).
Categoria Poesia (G2): Carlos Eduardo Garutti (Escola José Martins Flores), Maria Júlia Garcia e Camilly Sanches Lopes (Escola José Carlos da Silva), Saymo Rafael Eleutério Silva e Marcela Silva dos Santos (Escola Milton dias Porto).
Categoria Música (G2): Maria Eloisa Morais dos Santos (Escola Marechal Rondon).
Desenho (G1): Maria Fernanda Diniz Pinheiro (Escola Odércio de Matos), Luiz Osmar Figueiredo e Vladson Pedroso Siqueira (Escola José Carlos da Silva).
(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1.432)