22°
| Quarta-feira
2 de abril de 2025

Educação de Naviraí leva projeto de contação de histórias aos alunos da comunidade indígena Kurupi

Educação de Naviraí leva projeto de contação de histórias aos alunos da comunidade indígena Kurupi
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    3 de junho de 2024
  • Orgãos Municipais:
    - Educação

A Prefeitura de Naviraí, através do Projeto Educação Indígena Municipal Apoio Intersetorial da GEMED – Gerência Municipal de Educação e Cultura, realizou no dia 16 de maio uma ação educacional de contação de histórias na comunidade indígena Kurupi. Os alunos da comunidade indígena que receberam a atividade são matriculados na Rede Municipal de Ensino de Naviraí.

Foto: Divulgação

Contando com o apoio da Biblioteca do Sesi e Bics Naviraí, e história levada até os alunos indígenas foi a obra “A Aranha Bordadeira”, de autoria de Edson Gabriel Garcia. Essa narrativa representa um mundo novo, desenvolvendo a linguagem e auxiliando o conhecimento de novas palavras através do mundo encantado da ludicidade. A arte de contar, recontar e narrar histórias é um desafio, mas através dos métodos utilizados, é desenvolvida a interação sociocultural com a utilização da leitura e manuseio dos livros.

 

O brilho nos olhares, as perguntas que aguçam a curiosidade e a participação dos alunos indígenas comprovam que a leitura é muito eficaz. Importante enfatizar que a referida ação educacional ocorre duas vezes por semana, sendo desenvolvida por profissionais bilíngues Guarani Kaiowá.

 

Os professores Lucia Souza Bernardo, Adilson Benites e Vanoíra Martins, que fazem parte do Projeto Educação Indígena Apoio Intersetorial da GEMED, cuja coordenadora é a professora Luciane Galo, são responsáveis pela execução dessa atividade de contação de histórias que contemplou os alunos da comunidade indígena Kurupi.