Dia da Oportunidade em Naviraí contou com ações para empreendedores e reuniu 24 empresas distintas
- Redação:Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:28 de junho de 2023
- Orgãos Municipais:- Desenvolvimento Econômico
- Compartilhe!
Com o objetivo de promover o networking entre os pequenos empreendedores locais e empresas âncoras, o Dia da Oportunidade – realizado por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal e apoio da ACEN – Associação Comercial e Empresarial de Naviraí – teve início com a realização da Sessão de Negócios, que reuniu 24 empresas distintas.
O encontro aconteceu na ACEN e proporcionou aos participantes acesso ao mercado e a oportunidade de estabelecer conexões com compradores. Luiz Paulo Santos Silva, proprietário da JB Software, foi um dos participantes e destacou a importância dessa iniciativa para as empresas locais.
“É fundamental compreender o quanto de experiência nós temos em conjunto e o quanto podemos agregar ao comércio um do outro. É importante entender que um amigo, não é um concorrente ou um inimigo, mas sim um parceiro de negócios, pode trazer ideias que promovem melhorias. Essa experiência, na verdade, contribui para renovar as energias e traz consigo conhecimentos que podem agregar valor ao comércio dos outros”, destacou o empresário.
Durante o evento, também ocorreu a Feira de Negócios, na qual produtores da agricultura familiar e empreendedores locais apresentaram os produtos para a comunidade. Entre os expositores, destacou-se Liliane Alexandre da Silva, da Doce Terapia Doces Artesanais, que apresentou a produção no ramo alimentício durante o evento.
“No ano passado, eu havia interrompido a produção dos doces após três anos, mas neste ano decidi fazer uma mudança completa, desde a minha página na rede social até a identidade visual da minha empresa, e retornei com uma nova abordagem. Recebi um convite do Sebrae para expor meus doces aqui, e achei essa uma ótima oportunidade para marcar meu retorno. Acredito que o evento traz visibilidade tanto para aqueles que ainda não conhecem a Doce Terapia, quanto para aqueles que já conhecem”, avaliou.
Outra iniciativa importante do evento, foi levar conhecimento para que o empreendedor pudesse se qualificar e informações para quem deseja abrir o próprio negócio. Dentre as capacitações, esteve a palestra magna palestra magna “Saber Vender É O Antídoto Para Quase Todos Os Males”, ministrada por Diego Maia.
Além disso, o Dia da Oportunidade também promoveu outras palestras com as temáticas: “Palestra Marketing Pessoal Quando o Negócio é Você”; “Despertando o Associativismo”; “Principais Linhas para Ampliar Minha Empresa”; “Contratação e Capacitação Como Construir a Melhor Equipe”; “Inovação e Tecnologia Ferramentas para Otimizar Recursos e Tempo”; “Entendendo o Fluxo De Caixa”; “Workshop de Crédito e Finanças para Agricultura Familiar”.
As informações fornecidas durante as capacitações fizeram uma diferença significativa para os participantes, como foi o caso de Hermínio Gonçalves, um mecânico que viu no evento uma oportunidade de aprender mais sobre empreendedorismo. “O evento foi muito interessante e extremamente necessário. Acabei de participar de uma palestra sobre associativismo e fiquei muito satisfeito com a explicação abordada, pois é um tema de grande importância para aprofundarmos nosso conhecimento”, ponderou.
O Dia da Oportunidade também trouxe atendimentos tanto para quem já empreende quanto para aqueles interessados em abrir a própria empresa com orientações levadas pelo Sebrae e parceiros.
***Com informações de Nayara Tiago, da Agência Sebrae de Notícias