Controle de Vetores mostra ações de combate à dengue em 2019

23 de janeiro de 2020
    - Vigilância Epidemiológica
    - Vigilância Sanitária

Visando levar ao conhecimento de toda a população de Naviraí o trabalho realizado pela Equipe de Controle de Vetores vinculado à Gerência Municipal de Saúde, sob a coordenação de José Pereira da Silva, mostraremos a seguir as ações desenvolvidas pelos servidores deste departamento da municipalidade, quanto as ações desenvolvidas, principalmente, em torno do combate à dengue.

Segundo José Pereira, “a equipe a sua disposição trabalha com 17 Agentes de Endemias que desempenham as atividades LI+T, tratamento e eliminação de criadouros, borrificação nos pontos estratégicos, coleta de armadilhas (ovitrampas) que está suspensa no momento, bloqueio mecânico e com equipamento costal (suspenso por desabastecimento de inseticida por parte do Ministério da Saúde, monitoramento do descarte de pneus do ecoponto”.

Ao comentar como trabalha a sua equipe de controle de vetores, José Pereira explicou que tem: 3 servidores para acompanhamento das atividades (supervisores), 01 supervisor geral, 01 servidora na digitação e Educação em Saúde, 01 servidora na leitura de larvas no laboratório e Educação em Saúde e 01 servidor para Pontos Estratégicos (PE). Ele também acrescentou que “para as visitas domiciliares o Controle de Vetores dispõe de 30 Agentes de Endemias e o município está com 27.520 imóveis para a visita domiciliar, sendo dividido em 32 micro áreas para serem feitas dentro do ciclo, restando no momento 2 micro áreas descobertas”, disse ele.

Outro ponto abordado por Pereira é no tocante ao trabalho de tratamento que foram realizadas 20.308 visitas domiciliares entre residências, pontos estratégicos, comércios, terrenos baldios e outros, sendo trabalhados 73,90% dos imóveis programados a serem visitados e foram encontrados 42 focos do mosquito Aedes Aegypti. “Deparamos ainda com 2.831 imóveis fechados e foram recuperados 607 imóveis, ficando a pendência de 9,62%. Podemos garantir a população que todas as visitas são realizadas com os agentes treinados para a captura de larvas, dosando o índice de infestação de cada micro área”, garantiu o responsável pela equipe.

Mais adiante José Pereira também salientou que no trabalho de pontos estratégicos que são as borracharias, ferro velho, foram realizadas 162 visitas, com 1 foco do mosquito Aedes Aegypti, apontando um índice de infestação de 1,22%. “O trabalho do LIRAa – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti, foi realizado no período de 06 de janeiro a 10 de janeiro de 2020 e foi detectado um índice de infestação no município de 0,8%, sendo que a saúde do município no tocante a este trabalho encontra-se em Baixo Risco para epidemia”, explicou José Pereira da Silva.

RESUMO ANO 2019

Durante todo o transcorrer do ano passado, a sua equipe chegou ao seguinte resultado: 658 casos notificados, 220 caso positivo de dengue, 205 casos negativos para dengue, 233 casos não colheram exames, 05 suspeitos de Chikungunya e 01 Vírus Zika.

COMITÊ DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

José Pereira da Silva explicou que todos esses resultados são referentes ao 6º Ciclo, que compreende os meses de novembro e dezembro de 2019 e que foi apresentado aos seus participantes numa reunião que ocorreu no último dia 21 de janeiro as 9 horas na sala de reuniões da Gerência de Saúde do município.