Conselho de Saúde e rotarianos conheceram a UTI e seus equipamentos

Antes de ser aberta em definitivo, enquanto estava tudo sendo preparado para receber os primeiros pacientes a serem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Naviraí, integrantes do Conselho Municipal de Saúde e do Rotary Clube Integração de nossa cidade foram conhecer de perto as instalações dessa importante conquista, a convite do gerente de Saúde Welligton Santussi.

Representando o Conselho Municipal de Saúde lá estiveram juntos, Osvaldo, Dalmo e Rosineide, sendo que após a visitação expressaram a sua satisfação em ver concluído um projeto apoiado por todos, por toda a sociedade naviraiense. Para os integrantes do Conselho, “ nós sabemos que foi uma luta. Essa luta foi de todos nós com apoio do prefeito Dr. Izauri e seus parceiros e aliados que muito nos ajudaram. Parabenizamos a todos pelo esforço dessa realidade nestes dias. Esse pessoal trabalhou muito e nos surpreendeu, com certeza é um marco histórico na atual administração municipal”. Comentaram os conselheiros.

A vice-presidente do Rotary Integração, Tânia Maciel, ao falar em nome dos rotarianos, relembrou os trabalhos realizados em prol do Hospital Municipal, também conhecido por Santa Casa. “Doamos diversos aparelhos e sempre buscamos apoiar a saúde de Naviraí. Sei da importância dessa conquista, mas desejo que eu e meus familiares nunca precisamos disso”, disse ela.

GERENTE DE SAÚDE AGRADECE

O gerente de Saúde do município, Welligton Santussi iniciou suas palavras afirmando que “primeiro quero agradecer de público a participação importante do Conselho de Saúde de Naviraí, a participação do Rotary que sempre foi um parceiro da administração, ajudando a estruturar a brinquedoteca, os equipamentos para a pediatria e para a maternidade. Foram oxímetros, cardiotocógrafos, o aparelho obilitron que é para fototerapia e depois quando a gente começou essa odisseia  de estruturar a UTI o Rotary rapidamente estendeu a mão. Desde os primeiros projetos sempre tivemos apoio do Conselho de Saúde acompanhando tudo, porque vocês são a representação da sociedade”, disse o gerente.

Iniciamos o atendimento na UTI, inicialmente com cinco leitos, disse o gerente. “A etapa seguinte será a operacionalização de outros cinco leitos para totalizarem 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva em nosso Hospital Municipal. Para a gente fazer isso tivemos uma engrenagem muito grande de trabalho. Todos os colaboradores da gerência municipal de saúde, todos os colaboradores da iniciativa privada, Rotary, Lions, JBS, Seleta, tiveram aqui ajudando. Outras empresas que também fizeram pequenas doações. A gente viu que a sociedade de engajou em torno de um sonho que era um sonho da população de Naviraí e o prefeito Dr. Izauri Macedo lá em cima coordenando tudo. Indo buscar recursos no Governo Federal, no Governo Estadual. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, sem palavras para agradecer tudo o que ele tem feito para a gente conseguir operacionalizar e isso é o retrato do que é SUS”.

Welligton encerrou suas palavras afirmando que quem fez uma grande revolução na saúde pública de Naviraí foi a sociedade, foi a população. “Foi o Conselho Municipal, foram os servidores da saúde que doaram suas horas de sono, que conseguiram operacionalizar as compras, que fizeram os contatos com os fornecedores, que cobraram. O momento então é de gratidão por toda essa parceria”, concluiu ele.