Com Projeto Robótica Navieducation, Prefeitura de Naviraí investe na inclusão digital e amplia atendimento para mais de 420 alunos

16 de maio de 2023
    - Educação

Criado pela atual gestão do Governo Municipal de Naviraí em 2022, o Projeto Robótica Navieducation atendendo determinação da Chefe do Executivo, ampliou a oferta de vagas de180 para mais de 420 vagas neste ano de 2023. O projeto contempla os alunos da Rede Municipal de Ensino. Além da Biblioteca Dom Aquino Corrêa, os atendimentos foram expandidos para a Extensão Professor Luiz Carlos Mantoan e a Escola Professor Diomedes Valentim Cerri.

O Projeto Robótica Navieducation tem como principal objetivo levar raciocínio lógico, programação e trabalho em equipe para os alunos da Rede Municipal Ensino. No ano passado, os 180 alunos cursistas atendidos no espaço da Biblioteca D. Aquino Corrêa, receberam no mês de novembro o certificado de conclusão do curso contando com a presença da Chefe do Poder Executivo, a titular da Gerência de Educação e das famílias.

Em geral, cada turma tem em média entre 12 a 14 alunos, os anos inseridos são variados, 3º anos e 4º anos, 5º anos, 6º anos, 7º anos e 8º anos e 9º anos. Um dos atendimentos diferenciais do Projeto Robótica Navieducation são aos alunos com o TEA – Transtorno do Espectro Autista, que acontece às sextas-feiras.

O Espaço da Robótica Navieducation promove a inclusão digital e vem a cada dia ganhando melhorias implantadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Gerência de Educação. Neste ano de 2023, foi contratada uma cozinheira e os alunos passaram a contar com merenda escolar durante as aulas de robótica.

O material utilizado nas aulas, o Kit de Robótica Spike Prime, um kit por dupla, o aplicativo da Lego Education para programar, além de outros aplicativos como Scracth e sites, que ensinam programação para crianças que são propostos em aulas como práticas e construtivas, para desenvolver nos educandos o aprendizado do uso das novas tecnologias.

O projeto tem a preocupação de despertar várias possiblidades de aprendizagens no desenvolvimento do curso durante o ano letivo, a equipe tem como comprometimento de realizar uma metodologia ativa, dinâmica e construtiva. Uma das grandes preocupações da equipe no início do ano letivo de 2023, foi com o aprendizado, a maior parte da turma apresentava dificuldades em manusear o computador, então, foi o ponto de partida.

A coordenadora do projeto, professora Dayane Costa, “o Poder Executivo Municipal de Naviraí, destaca a importância desta inciativa da Prefeita Rhaiza Matos. “Graças a essa gestão, nossos alunos a cada dia estão inseridos no mundo digital e a robótica vem ao encontro dessa nova geração de nativos digitais”.