Com peça teatral do Controle de Vetores, Educação de Naviraí inicia entrega de livros na Rede Municipal de Ensino

17 de abril de 2023
    - Educação

A Prefeitura Municipal de Naviraí, através da Gerência de Educação e Cultura, está realizando a entrega dos livros que compõem a coleção “Mosquitos, Escorpiões e Aranhas – Todo Cuidado É Pouco”. Esta ação faz parte do “Projeto Preciso Saber Mais”, para atender todos os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da Rede Municipal de Ensino.

A coleção é composta por livros destinados aos alunos, professores e as famílias dos alunos, tendo como objetivo contribuir no processo da educação da comunidade escolar, em prol da melhoria de qualidade de vida para todos. Na primeira semana de execução do projeto, os livros foram entregues na Escola Maria de Lourdes Aquino Sotano, Escola Milton Dias Porto, Escola José Carlos da Silva, Escola José Martins Flores e Escola Odércio Nunes de Matos.

Para a execução do projeto a Gerência Municipal de Educação buscou parceria com a Gerência de Saúde, por meio do Núcleo de Controle de Vetores. para desenvolver esse trabalho nas escolas apresentando a peça teatral “O caso do menino Zezinho”. A peça é uma criação do Núcleo de Controle de Vetores, encenada por servidores da pasta que atuam diariamente no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Nesta segunda-feira (17/04), a unidade escolar visitada foi a Escola Diomedes Valentim Cerri e as próximas serão a Escola Marechal Rondon (dia 20/04) e a Escola Professor Luiz Carlos Mantoan – Extensão da Escola Milton Dias Porto (dia 24/04).

A Educação por meio do trabalho de temas contemporâneos, como indicados na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, tem como finalidade formar cidadãos conscientes, críticos e participativos. Neste sentido, a Gerência de Educação propõe que toda a comunidade escolar (professores, alunos e suas famílias) se envolvam na prevenção e combate a escorpiões, aranhas e ao mosquito Aedes Aegypti que é o principal vetor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A proposta visa promover ações no cotidiano das comunidades locais, para garantir um ambiente e uma vida mais saudável para todos.