Campanha “Mão Amiga” de Naviraí visa resgatar pessoas em situação de rua para o convívio familiar

- Redação:Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:5 de maio de 2025
- Orgãos Municipais:- Assistência Social
- Compartilhe!
A gerente municipal de Assistência Social, vice-prefeita de Naviraí Telma Minari, acompanhada por gerentes municipais e servidores da Gerência de Saúde, Gerência de Educação e da Assistência Social lançou, na manhã de hoje (05-05), a Campanha “Mão Amiga”. “O objetivo é unir esforços para conscientizar, incentivar e, sobretudo, fortalecer o Serviço Especializado em Abordagem Social, o SEAS”, explicou Telma em fala na Tribuna Livre, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.
A vice-prefeita destacou as parcerias transversais com a Gerência Municipal de Saúde (GMS), com a Gerência de Desenvolvimento Econômico (GEDEC), Gerência de Gabinete, Gerência de Assistência Social, Superintendência de Habitação, com a Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), e organismos de Segurança Pública.
“Naviraí mantém ambiente favorável para que estas pessoas continuem nas ruas. O serviço de abordagem vinha sendo feito sem orientação especializada até o momento. Mas, precisamos olhar de forma diferente este problema. Promover a inclusão, o acolhimento, o encaminhamento com o apoio e engajamento de toda a comunidade. Por isso, a importância dos parceiros e do poder público. Juntos, poderemos construir um futuro mais inclusivo onde a dignidade humana seja valorizada para cada indivíduo, independentemente onde ele esteja”, argumentou Telma Minari.

Gerente de Assistência Social, vice-prefeita Telma Minari durante o lançamento da Campanha “Mão Amiga” no plenário da Câmara de Vereadores de Naviraí. ©Victor Dobbins/PMN
Ela explicou a atuação do SEAS que trabalha na retirada dos moradores de rua e busca promover o retorno deles à vida familiar e comunitária, enfim, ao convívio social e, sobretudo, oferece o acesso à rede de serviços socioassistenciais bem como às demais políticas públicas de inclusão da pessoa humana.
“Inicialmente, o SEAS buscou entender melhor as pessoas em situação de rua, o que fazem e o que precisam. A perda familiar, falta de oportunidade no mercado de trabalho, ou dependência de substâncias químicas são os fatores que mais levaram pessoas a viveram nas ruas da cidade, dormindo em calçadas e em marquises de prédios. O Poder Público e os nossos parceiros, precisamos fazer esta fala em conjunto para ajudar, decidindo a maneira mais humana para lidar com estas pessoas, apontando soluções eficazes para transformar a nossa realidade em melhores condições para estas pessoas que sobrevivem em vulnerabilidade social”.

Gerente Adjunto de Saúde, Dr. Bruno R. Dantas, vice-prefeita Telma Minari, e gerente de Saúde Dra. Ângela Cristina Castro Lopes: União em prol da “Campanha Mão Amiga”. ©Victor Dobbins/PMN
Telma Minari informou que nos últimos dias foram realizados 160 atendimentos às pessoas em situação de ruas em mais variadas situações, sendo grande parte deles dependentes químicos, onde o Abrigo Paulo Estevão e Abrigo do Dalmo tem sido parceiros humanitários.
“O CAPs é o Centro de Atendimento Psicossocial, é a porta de entrada para reabilitação, o CREAS, os postos de saúde, o Hospital Municipal, a Gerência de Habitação, todos temos que olhar com muito carinho, conscientização e empatia. Imaginem que estas pessoas estão sem lugar para dormir, não têm garantia de um prato de comida, sem acesso a serviços básicos, sem esperança de dias melhores. Por isso, pedimos a todos que venham fazer parte desta campanha “Mão Amiga”. Vamos discutir os espaços públicos, fazer o enfrentamento do problema em conjunto aproveitando imediatamente as várias políticas públicas, a Educação, a Saúde, o setor organizado como da ACEN que sabe da necessidade de atacarmos a questão de frente. Iniciamos esta campanha agora, mas, ela precisa de todos para dar as respostas que todos queremos, em benefício de toda a sociedade”, antecipou a gerente social da Prefeitura de Naviraí, que, prontamente, recebeu apoio e aval dos vereadores presentes à sessão.