Campanha de Saúde Bucal é desenvolvida em Naviraí

O Conselho Regional de Odontologia – CRO-MS, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, prefeituras do Estado e outras entidades está realizando a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal durante o mês de Novembro.

Palestra sobre prevenção do câncer bucal, E.S.F São Pedro.

A Campanha teve início no dia 05 de novembro com ações de prevenção do Câncer Bucal, onde as Equipes de Saúde Bucal do Programa Coletivo de Prevenção, das Estratégias de Saúde da Família – EFFs (postos de saúde dos bairros), da Atenção Básica e Centro de Especialidades Odontológicas – CEO – estão trabalhando na implementação de ações variadas.

Em Naviraí segundo a coordenadora Kátia Salem o objetivo é levar orientações educacionais e preventivas para a população, sobre as lesões bucais, em especial ao Câncer, que tem grandes chances de cura, quando diagnosticado em sua fase inicial.

A Campanha tem como público alvo, adultos, idosos, crianças e sociedade de modo geral. Durante a realização da Campanha estão sendo feitas Palestras e Escovações Supervisionadas nas Escolas Municipais e Estaduais a partir do 6º ano do ensino fundamental, com entrega de Panfletos e Foldres levados aos e pais e professores, para conscientização da população.

Já nos postos de saúde dos bairros também são incrementadas Palestras sobre a prevenção do Câncer Bucal, com orientações de higiene bucal, com realização de exames Visuais por cirurgiões-dentistas, procurando identificar algum sinal da doença bucal, caso encontre serão encaminhado para o Centro de especialidades Odontológicas para que providencias sejam tomadas a respeito do assunto.

Equipe de Saúde Bucal do Município de Naviraí

Esse tipo de ação também é desenvolvido em residências com todas as orientações a respeito da doença que se apresenta com sintomas na cavidade oral ou lábios que não cicatrizam em 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca e bochecha; nódulos no pescoço e rouquidão persistente.

Recentemente Naviraí através da Drª Kátia Salem e do prefeito Dr. Izauri Macedo estiveram em Brasília recebendo o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, tendo como um dos critérios avaliados a Promoção de Saúde Bucal.