Câmeras da Prefeitura ajudam a Polícia Civil a elucidar 13 crimes, dentre eles, 6 furtos de caminhões

- Redação:Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:26 de março de 2025
- Orgãos Municipais:- Trânsito
- Compartilhe!
As imagens das câmeras Camerite, instaladas pela Prefeitura de Naviraí, inauguradas na última sexta-feira (21-03), e simultaneamente colocadas à disposição dos órgãos de Segurança Pública, através do regime de comodato, estão surtindo efeitos além das expectativas. “Desde que foram colocadas em operação e liberadas para uso, treze crimes foram solucionados com a ajuda destes modernos equipamentos”, confirma o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Edson Luiz Ruiz Ubeda.
De acordo com dados da Polícia Civil, após acessarem as imagens das câmeras que estão em diversas avenidas, ruas e bairros da cidade, os policiais identificaram veículos e pessoas acusadas de crimes e delitos ocorridos em Naviraí. Os crimes resolvidos foram: 6 – Furtos de caminhões; 1 – Furto tentado na garagem da Prefeitura; 1 – Incêndio; 1 – Homicídio; 1 – Furto de bicicleta; 1 – Furto de celular; e, 2 – Evasões de local de acidente de trânsito.
O Governo de Naviraí aponta a importância do novo mecanismo de apoio à segurança da população e destaca que as 100 câmeras instaladas em todos os pontos do centro e bairros, entradas e saídas de Naviraí, não têm a função de fiscalizar e multar condutores de veículos. O objetivo é monitorar a circulação, o tráfego em geral de pessoas, motocicletas e de veículos automotores. Contudo, a Polícia Militar e a Polícia Civil que fecharam acordo de comodato com o Município, podem utilizar das imagens para ações de prevenção, combate e repressão à criminalidade, respectivamente.
“Assumimos o compromisso de adotar mecanismos e ferramentas que ajudassem a garantir mais segurança aos naviraienses. A ativação das câmeras faz parte desta meta e já vem ajudando a Polícia Civil na resolução de crimes”, comenta o prefeito Rodrigo Sacuno. “Acreditamos que muitos delitos serão solucionados com o apoio das imagens captadas e gravadas pelos pontos de monitoramento, aliás, as câmeras passarão a inibir a ação de meliantes e afugentarão criminosos, pois, se agirem, serão facilmente identificados”, acrescenta o prefeito de Naviraí.