Base de combate a incêndio florestal é implantada no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema

Base de combate a incêndio florestal é implantada no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    28 de fevereiro de 2023
  • Orgãos Municipais:
    - Meio Ambiente

A prefeita de Naviraí esteve nesta terça-feira (28/02), no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI), participando da solenidade de assinatura de termos da reforma e implantação do aeródromo na referida unidade de conservação que está inserida nos municípios de Naviraí, Jateí e Taquarussu, ocupando uma área de 73.343 hectares, sendo a maior bacia hidrográfica de Mato Grosso do Sul. Na ocasião também foi entregue um avião de combate a incêndios florestais e um gerador de energia na localidade.

Prefeita de Naviraí, ao lado dos prefeitos de Jateí (esq.) e Taquarussu (dir.), municípios que compõem o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (Júnior Lopes/ Assessoria)

A pista de pouso no local é estratégica no combate a incêndios na região, que teve grande incidência de ocorrências em anos anteriores. Esta é a primeira base de combate a incêndio florestal implantada no Mato Grosso do Sul, pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Para a Chefe do Executivo Municipal, a base será fundamental no combate a incêndios florestais no Parque Natural Municipal de Naviraí, que possui área de 16.241,27 hectares, sendo remanescente das várzeas do Rio Paraná e um orgulho para o nosso município, por se tratar do maior parque natural municipal do Brasil, de acordo com o CNUC (Cadastro Nacional de Unidades de Conservação) do Ministério do Meio Ambiente. Com a implantação da base de combate a incêndio florestal no PEVRI, as ações de proteção do meio ambiente na região de Naviraí e Vale do Ivinhema se tornam mais ágeis e eficientes.

Pular para o conteúdo