20°
| Sexta-feira
18 de abril de 2025

Artesãos indígenas de Naviraí são cadastrados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Artesãos indígenas de Naviraí são cadastrados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    8 de agosto de 2023
  • Orgãos Municipais:
    - Cultura
    - Educação

Como forma de reconhecer e valorizar o talento das comunidades dos povos originários, no dia 04 de agosto, com apoio da Prefeitura Municipal através da GEMED – Gerência de Educação e Cultura e da Fundação Cultural, dois indígenas artesãos de Naviraí da etnia Guarani Kaiowá, Valdino Almeida Nunes e Naidinha Álvaro Lemes, foram cadastrados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para a emissão da Carteira Nacional do Artesão.

Valdino Almeida Nunes sendo cadastrado pela Fundação de Cultura de MS para a emissão da Carteira Nacional do Artesão (Foto: Divulgação)

A obtenção desse documento proporciona vários benefícios aos artesãos, como acesso a programas de capacitação e qualificação, participação em feiras e exposições, além de facilitar a comercialização de suas obras em âmbito nacional. O cadastramento, realizado em Amambai e incluiu a apresentação de habilidades técnicas, com a demonstração de uma peça pronta e outra em processo de finalização, garantindo que apenas os artesãos qualificados recebam a carteira.

Naidinha Álvaro Lemes no momento do cadastramento pela Fundação de Cultura de MS para receber a Carteira Nacional do Artesão (Foto: Divulgação)

Segundo a coordenadora do Projeto Educação Indígena da Gerência Municipal de Educação e Cultura, Luciane Gallo, a iniciativa deixou os artesãos radiantes, pois pela primeira vez eles recebem apoio para desenvolver suas atividades de valores culturais com a obtenção da Carteira Nacional do Artesão. “A parceria da Gerência de Educação e Cultura de Naviraí, por meio do Projeto Educação Indígena Apoio Intersetorial com a liderança indígena da Aldeia Kurupi Santiago kue, Valdir Martins, faz com que esse sonho se torne realidade. Nossa gratidão a prefeita Rhaiza Matos, a gerente de Educação Tatiane Morch, Cleonice Rodrigues e a superintendente da Cultura Telma Minari”, concluiu.

 

Os artesãos indígenas desempenham um papel importante na preservação da cultura e tradições de suas comunidades, através de sua habilidade e criatividade expressas em suas obras. A emissão da Carteira Nacional do Artesão Indígena pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, contribui para promover a valorização da cultura dos povos originários, além de incentivar a geração de renda e o fortalecimento das tradições artesanais dentro das comunidades, preservando sua memória ancestral e promovendo o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões.