Artesãos indígenas de Naviraí são cadastrados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
- Redação:Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:8 de agosto de 2023
- Orgãos Municipais:- Cultura
- Educação
- Compartilhe!
Como forma de reconhecer e valorizar o talento das comunidades dos povos originários, no dia 04 de agosto, com apoio da Prefeitura Municipal através da GEMED – Gerência de Educação e Cultura e da Fundação Cultural, dois indígenas artesãos de Naviraí da etnia Guarani Kaiowá, Valdino Almeida Nunes e Naidinha Álvaro Lemes, foram cadastrados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para a emissão da Carteira Nacional do Artesão.
A obtenção desse documento proporciona vários benefícios aos artesãos, como acesso a programas de capacitação e qualificação, participação em feiras e exposições, além de facilitar a comercialização de suas obras em âmbito nacional. O cadastramento, realizado em Amambai e incluiu a apresentação de habilidades técnicas, com a demonstração de uma peça pronta e outra em processo de finalização, garantindo que apenas os artesãos qualificados recebam a carteira.
Segundo a coordenadora do Projeto Educação Indígena da Gerência Municipal de Educação e Cultura, Luciane Gallo, a iniciativa deixou os artesãos radiantes, pois pela primeira vez eles recebem apoio para desenvolver suas atividades de valores culturais com a obtenção da Carteira Nacional do Artesão. “A parceria da Gerência de Educação e Cultura de Naviraí, por meio do Projeto Educação Indígena Apoio Intersetorial com a liderança indígena da Aldeia Kurupi Santiago kue, Valdir Martins, faz com que esse sonho se torne realidade. Nossa gratidão a prefeita Rhaiza Matos, a gerente de Educação Tatiane Morch, Cleonice Rodrigues e a superintendente da Cultura Telma Minari”, concluiu.
Os artesãos indígenas desempenham um papel importante na preservação da cultura e tradições de suas comunidades, através de sua habilidade e criatividade expressas em suas obras. A emissão da Carteira Nacional do Artesão Indígena pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, contribui para promover a valorização da cultura dos povos originários, além de incentivar a geração de renda e o fortalecimento das tradições artesanais dentro das comunidades, preservando sua memória ancestral e promovendo o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões.