Área do ESF Boa Vista em Naviraí recebe pesquisa sobre saúde bucal dos moradores

1 de agosto de 2022
    - Saúde

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, entra na reta final da Pesquisa Nacional de Vigilância em Saúde Bucal, que faz parte do Projeto SB Brasil 2020. Em Naviraí, o setor censitário escolhido pela coordenação do projeto foi a área pertencente ao Posto de Saúde do Boa Vista.

Esta é a primeira vez que a Saúde do município é selecionada para integrar o estudo. Através da pesquisa será feito um levantamento epidemiológico de modo articulado à Coordenação-Geral de Saúde Bucal, com apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde.

Equipe que está realizando a pesquisa do Projeto SB Brasil 2020 na área de ESF Boa Vista (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

A equipe que vai a campo para realizar a pesquisa é composta por uma examinadora (Dentista Célia Iyda), uma anotadora (auxiliar de Saúde Bucal, Ana Paula da Silveira Tomas) e uma arroladora (Paula Taisa Wimmer, Agente Comunitária de Saúde)As famílias que fazem parte da pesquisa foram selecionadas pelo Ministério da Saúde e as faixas etárias contempladas são de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos de idade.

O objetivo da pesquisa é monitorar e acompanhar as condições de saúde bucal da população, identificando doenças mais prevalentes, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições da oclusão, traumatismo dentário, necessidade de tratamento de urgência e impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida. Os dados coletados irão auxiliar no aprimoramento de políticas públicas no âmbito da saúde bucal.

A equipe se completa com a Coordenação de Saúde Bucal do município Katia Akemi da Rocha Ujihara Salem e como apoiadora a Coordenadora da Promoção da Saúde Bucal, Paula Márcia Leiko N. Suekane.