ALERTA: Golpistas voltam a enviar e-mails falsos e utilizar o nome do Município de Naviraí

- Redação:Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:25 de março de 2025
- Orgãos Municipais:- Imprensa e Comunicação
- Compartilhe!
Falsos comunicados em nome da Prefeitura de Naviraí voltaram a aparecer com frequência nas caixas de mensagens de internautas da cidade e de municípios da região. A Administração Municipal alerta a todos que não envia a ninguém, e-mail sobre nenhum tipo de processo administrativo.
Um dos muitos e-mails falsos tem sido enviado a proprietários de empresas em nome da “Secretaria Municipal de Administração e Planejamento”. Em Naviraí, sequer existe secretarias e, sim, gerências. Em outro e-mail falso, o autor da mensagem informa ao empreendedor que o “seu alvará de funcionamento está com pendências e precisa ser atualizado”, deixando um link para o comerciante acessar e regularizar situação. Caso a pessoa acesse o link, imediatamente estará passando informações pessoais e dados empresariais a criminosos.
O Governo de Naviraí observa que nesta era digital, é essencial que todos se protejam contra e-mails e notícias falsas, e reforça o alerta para que fornecedores e consumidores e cidadãos estejam atentos, pois, o Município de Naviraí não está solicitando proposta, cobrando taxa, orientando fornecedores e nem dando prazo para regularizar nenhum tipo de processo administrativo através de e-mail.
Levando em consideração que a Prefeitura de Naviraí suspenderá procedimentos gerais via internet, do dia 1º ao dia 15 de abril próximos, e sabendo desta transição, onde o Município deixará o sistema Gov – Governança Brasil para adotar o sistema Elotech, golpistas podem estar se aproveitando desta mudança e tentando fazer vítimas. Por isso, é imperioso que o cuidado seja redobrado, verificando sempre a origem da mensagem, e nunca clicar em links suspeitos. Os golpistas têm se utilizado dessa prática para enganar empresários, profissionais liberais, fornecedores, consumidores e cidadãos de todas as idades.