BEM-ESTAR ANIMAL: Prefeitura de Naviraí quer repetir este ano os números recordes de 2025
-
Redação:Assessoria de Imprensa
-
Publicação:15 de janeiro de 2026
-
Orgãos Municipais: - Bem Estar Animal- Gabinete do Prefeito- Saúde
-
Compartilhe!
A Prefeitura de Naviraí, por meio da UBEAM- Unidade de Bem-Estar Animal, subordinada a Gerência de saúde, com um trabalho que reuniu inovação, criatividade e muito zelo com os animais de estimação conseguiu, em 2025, um número recorde de atendimentos, tanto com tratamento como exames e procedimentos cirúrgicos. Em um comparativo em 2024 foram 114 cirurgias, com priorização unicamente de animais machos. Em 2025 foram 513 cirurgias, tanto em machos quanto fêmeas, além de 1.476 atendimentos clínicos (cães e gatos), com tratamentos das mais variadas causas.
De acordo com o Veterinário Manoel Messias, que gerencia a UBEAM, os números só foram alcançados porque existiu uma decisão politica da gestão para que o setor fosse estruturado da melhor forma possível. “O prefeito Rodrigo Sacuno, sempre foi muito sensível à causa animal e nos orientou a atender o máximo de pessoas possíveis através da nossa unidade que foi reforçada a partir do mês de Agosto, com o deslocamento do CASTRAMÓVEL, atendendo alguns bairros de Naviraí.
O trabalho da Prefeitura é voltado para o público de baixa renda, inscrito no CadÚnico, ou que possuam uma renda de até três salários-mínimos, bem como para as protetoras que realizarem o cadastro junto a UBEAM.
O Jardim Paraíso foi, em 2025, o primeiro bairro a receber a unidade móvel, em trabalho em parceria com a UEMS, atingindo o seguintes resultados; 17 consultas ambulatoriais, 275 animais vacinados contra raiva, 18 animais vermifugados, 17 animais aplicado carrapaticida e 56 animais castrados (cães e gatos). Também no ano passado em um segundo deslocamento do Castramóvel, 5 bairros foram beneficiados: João de Barro, Boa Vista, Odercio de Matos, Porto Belo e Jardim Ipê. Foram mais de 100 atendimentos clínicos, tratamentos carrapaticidas, vermifugação oral e injetável em inúmeros animais, coletas de material para exames clínicos e 148 cirurgias de castração tanto em machos quanto fêmeas (cães e gatos). Fazendo um comparativo se tais serviços fossem em clínicas comerciais, apenas com as cirurgias esses bairros foram contemplados com mais de R$ 200 mil em benefícios.
A população foi contemplada com meio milhão em benefícios cirúrgicos na causa animal à população. Segundo Manoel Messias, também foi reduzida em mais de 80% a presença de grandes animais nas vias urbanas aplicando ações corretivas, apreensões e orientações a diversos proprietários reincidentes no transtorno. As rondas são feitas diariamente e continuaremos firmes nesse propósito pois, afinal, quem ganha é a população que não sofrerá as consequências com esses animais soltos nas ruas. O Objetivo da UBEAM é manter o mesmo ritmo de trabalho neste ano. Para isso, continuará seguindo as metas estabelecidas pela gestão para continuar fortalecendo a politica pública de bem-estar animal no município.

