13°
| Quinta-feira
29 de maio de 2025

Defesa Civil de Naviraí alerta que há previsão de frio intenso a partir de quarta-feira (28-05)

Uma frente fria vai chegar aos municípios da região Cone Sul de Mato Grosso do Sul. O alerta foi feito na tarde desta segunda-feira (26-05), pela coordenação do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Naviraí. O órgão confirma que a queda brusca de temperatura está prevista para iniciar na próxima quarta-feira (28), com valores de 5°C a 10°C, em relação aos dias anteriores, principalmente na metade Sul do Estado.

A análise do tempo para os próximos dias foi feita pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC). A previsão da tendência meteorológica indica que o frio avança, trazendo chuvas, possibilidade de tempestades e, consequentemente, a queda acentuada de temperatura. Na quarta, o tempo fica ficará instável em todo o Estado com acumulados de chuva acima de 40 mm em algumas regiões.

Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 14-17°C e máximas entre 27-30°C para as regiões Sul, Cone-sul e Grande Dourados. Nas regiões Sudoeste e Pantaneira, as mínimas devem variar entre 18-24°C e as máximas entre 31-33°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 16-19°C e máximas entre 30-32°C. Em Campo Grande são previstas mínimas entre 19-21°C e máximas entre 29-31°C. Os ventos atuam de nordeste com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Terça (27/05) a Quarta-Feira (28/05):

Na terça-feira em grande parte do Estado, a previsão indica tempo estável com sol e variação de nebulosidade. Porém, para as regiões Sul, Sudeste e Sudoeste do Estado, há probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada. Pontualmente, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Essa situação ocorre devido a aproximação e o avanço de uma frente fria, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. Na quarta-feira, com o avanço da frente fria as chuvas se estendem para todo o estado com possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Entre terça e quarta-feira são previstos acumulados significativos de chuvas, acima de 40 mm/24h.
Além disso, na quarta-feira haverá .

Para quarta-feira (28/05), deverá ocorrer o que é chamado de mínimas invertidas, onde elas são observadas à noite, devido ao avanço da frente fria. Estão previstas mínimas entre 5-8°C e máximas entre 18-20°C para as regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados.

A partir de quinta-feira (29-05), o tempo volta a ficar seco, mas com frio intenso e risco de geada, especialmente no Sul do Estado, com condições de muitas nuvens e poucas aberturas de sol. Há probabilidade para ocorrência de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para metade Sul e Extremos Sul do Mato Grosso do Sul, onde está situado o município de Naviraí.

Com o avanço da massa de ar mais fria, a previsão indica tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens. Essa situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que deverá favorecer o tempo mais seco no Estado de Mato Grosso do Sul. Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 4-6°C e máximas entre 12-15°C para as regiões Sul, Cone-sul e Grande Dourados. Pontualmente podem ocorrer valores abaixo dos 2-3°C. Há possibilidade para a ocorrência de geadas, com intensidade variando de fraca a moderada. Nas regiões Sudoeste e Pantaneira, as mínimas devem variar entre 7-11°C e as máximas entre 15-18°C. Já nas regiões do Bolsão, Leste e Norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 9-12°C e máximas entre 17-20°C. Em Campo Grande são
previstas mínimas entre 6-8°C e máximas entre 15-17°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

(Com informações da equipe técnica do CEMTEC/SEMADESC e Defesa Civil de Naviraí)